SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rede Poupe Real amplia atuação com novos supermercados em Paulínia

14/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Marcas Líderes Share Share of mind Líderes perdem mais share trade up

Marcas líderes perderam maior participação na lembrança do varejista

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/04/2019

Entre as marcas líderes, o percentual das que tiveram queda no índice de lembrança é de 38,4%. Embora a maioria tenha crescido ou permanecido estável, a queda média do share of mind desse grupo nos últimos quatro anos foi de 1,24 pp, enquanto nos outros segmentos o recuo ficou abaixo de 1 pp. Segundo Flavia Gemignani, líder do Centro de Insights para o Consumidor da consultoria BCG , estudo da empresa aponta que 83% dos consumidores se mostram dispostos a abrir mão de sua marca favorita para experimentar outra em promoção, o que diminui a relevância das tradicionais. Entretanto, diz ela, o consumidor está mais confiante e começando a buscar um trade up, o que não fazia há cinco anos. Mas, para isso, tem demandado maior qualidade e entrega de resultados dos produtos a um preço justo. Quem também concorda que o brasileiro está mais seletivo é Fatima Merlin, da Connect Shopper . “O consumidor também está mais conectado, portanto, tem maior poder de informação. E o poder de informação exerce maior poder do que o financeiro, pois a pessoa toma decisões de maneira mais racional”, pondera. Essas escolhas são chamadas de smart choices, pois o shopper chega à loja sabendo mais do produto que o próprio fornecedor. Isso porque conhece a opinião de familiares e de outros consumidores por meio, por exemplo, de aplicativos.[noticiasRelacionadas]

Já para a AGR Consultores , há ainda casos de grandes marcas cujos fabricantes trabalham com metas de vendas ligadas apenas a volume e têm dificuldade de elaborar e executar planos de negócios mais estratégicos. Essa forma de atuar, na avaliação da consultoria, também prejudica a imagem das grandes marcas entre os varejistas. Outro fator que contribui, indiretamente, para diluir a preferência do varejista em relação às líderes é o marketing digital. Por ser mais barato, torna- -se acessível às marcas menores, que acabam “comendo pelas beiradas”, como afirma Flavia Gemignani, do BCG. “Quando chega à loja, o consumidor já teve contato com alguma informação a seu respeito, por meio de comentários nas redes sociais e outros canais”, explica a executiva. Não por acaso, as marcas da terceira colocação para baixo sofreram menos, apresentando queda menor no índice de preferência do varejo.

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,    Instagram    e    Facebook    !

COMPARTILHAR
TAGS:Marcas, Líderes, Share, Share of mind, Líderes perdem mais share, trade up, Connect Shopper, BCG, AGR, Consultoria BCG, AGR Consultoria, smart choices, shopper
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Calendário junino aquece as gôndolas e mobiliza indústrias com ações promocionaisFesta Junina

Calendário junino aquece as gôndolas e mobiliza indústrias com ações promocionais

Ativação Festa JuninaFesta Junina

Alta nas vendas de produtos juninos exige abastecimento antecipado dos supermercados

Workshop TradeWorkshop Trade

É por meio do Trade Marketing que se cria experiência e encantamento

Espaço dedicado à venda de flores no supermercado BistekPerecíveis

Flores e plantas viram destaque nos supermercados e impulsionam vendas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados