25/06/2025
Do achismo à estratégia: o trade marketing precisa enxergar o shopper
POR Eduardo Jaime
EM 25/06/2025

Foto: Adobe Stock
Ainda vejo muita rede varejista operando o trade
marketing no escuro — e pagando caro por isso. Muito se fala em
conhecer o shopper. Mas, na prática, o que ainda vemos, são decisões tomadas
com base em impressão, achismos e fórmulas que funcionaram no passado, mas que
não necessariamente funcionam hoje. Tudo está mudando muito rápido.
Formatos de exposição replicados sem critério, promoções desnecessárias,
sortimento desalinhado com o perfil local e muitas vezes baseado na verba...
Tudo isso ainda acontece mesmo em operações maiores.
Isso causa vários problemas:
• Baixo giro
• Ruptura velada
• Desperdício de verba
• Oportunidades perdidas no ponto de venda físico e digital
• Mix não aderente com o perfil do shopper
• Promoções feitas para todos e não para quem realmente precisa
O trade marketing tem que sair do modo operacional urgentemente e assumir o
papel estratégico de traduzir o comportamento real do shopper em ações práticas
de execução. Isso só é possível com dados e olhar com lupa no perfil do
negócio.
Alguns caminhos para virar esse jogo são:
1. Acompanhar dados de sell-out por canal e região para ajustar mix e promoções
2. Mapear os “momentos de verdade” no ponto de venda, seja ele físico ou
digital
3. Realizar pesquisas simples com os clientes
4. Observar concorrentes e registrar padrões de comportamento do shopper
5. Criar rituais internos de troca entre Trade, Marketing e Comercial para
trazer os insights da ponta para o centro da estratégia
Entender o shopper é mais do que ouvir o que ele diz, é perceber o que ele faz.
Isso é Shopper Insights e muda o jogo para melhor.
Notícias relacionadas

Avanço das redes associativas exige profissionalização e integração

Supermercado online aposta em perecíveis e vai dobrar sua capacidade logística
