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Marca própria é um dos destaques do 1º trimestre do Cencosud Brasil

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/05/2024

Marca própria é um dos destaques do 1º trimestre do Cencosud Brasil

Foto: Divulgação


As marcas próprias são uma estratégia importante para o setor e garantem ao varejista diferenciação no sortimento, com produtos de qualidade a preços competitivos. Esses itens também ajudam a construir uma identidade única e a construir uma reputação de confiança entre os consumidores. 


Por isso, cada vez mais empresas investem nesses produtos exclusivos, como é o caso da Cencosud Brasi , que expandiu seu portfólio de marcas próprias em 37,4%, alcançando um total de 2.241 SKUs no primeiro trimestre de 2024, ante os 1.631 do mesmo período de 2023. Na bandeira de supermercados GBarbosa, por exemplo, foi incluído no mix a La Hacienda, marca própria da Cencosud com foco em carnes e produtos de bazar.


A expansão do portfólio também levou a um aumento na participação dessas linhas na receita líquida do varejista, que alcançou um total de 4,3%, contra os 3,3% do ano passado. Se considerarmos somente os alimentos, essa participação subiu 1,1 ponto percentual (de 2,7% para 3,8%).


Já a receita líquida desse segmento atingiu R$ 89,6 milhões – aumento de 35,9% em relação a 2023, devido principalmente ao lançamento de produtos de produção própria na padaria.

Em relação aos resultados consolidados da empresa, a receita bruta da companhia alcançou R$ 2,79 bilhões no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 4,9% em relação aos primeiros três meses de 2023. Já as vendas em mesmas lojas subiram 2,6%.


Por outro lado, o Ebitda foi de R$ 132 milhões, queda de 3,3% em relação a 2023, enquanto a margem Ebitda alcançou 5,3%, perda de 0,4 ponto percentual no mesmo comparativo. O prejuízo da empresa foi de R$ 138 milhões.


Entre os formatos, o varejo apresentou receita bruta de R$ 1,85 bilhão, um acréscimo de 2,2%. O percentual de vendas em mesmas lojas nas bandeiras do segmento aumentou 1,6%. Enquanto isso, o cash & carry apresentou um aumento expressivo de 10,8% na receita bruta. Em relação às vendas em mesmas lojas a alta foi de 4,7%.


Durante o primeiro trimestre de 2024, o Cencosud Brasil abriu duas lojas da marca Prezunic no Rio de Janeiro, encerrando o trimestre com um total de 384 unidades, das quais 327 são no formato de supermercado e 57 de atacarejo.

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TAGS:Cencosud, Marcas próprias,Resultados 1T24,1T24,Prezunic, GBarbosa
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