SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais uma rede assume um ponto que antes era do Nacional no RS

31/08/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

ABRIL-2024: SA+ Marcas 2024

Mais da metade dos varejistas considera que a eficiência operacional é a principal alavanca para os resultados de suas empresas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/04/2024

atendimento


Foto: Adobe Stock

Uma pergunta feita antes e após a apresentação da McKinsey & Company no 12º Fórum Nacional de Integração Varejo e Indústria, que aconteceu em março na capital paulista, confirmou que o setor considera eficiência operacional a principal alavanca para os resultados de suas empresas. Na primeira vez que a pergunta foi feita, por meio de um quiz ao vivo logo que Roberto Tamaso, sócio da consultoria, subiu ao palco, a opção foi apontada por 45,2% dos presentes no evento. Ao ser repetida, no término da apresentação, o percentual subiu para 54,5%.

Entre os motivos para esse aumento, estão os dados apresentados por Tamaso indicando que ter uma operação eficiente pode elevar a margem e as vendas entre 0,5 e 1 ponto percentual, além de reduzir custos de itens de não revenda entre 10% e 15% e diminuir despesas com pessoal de 5% a 10%. Outros pontos que apareceram entre as escolhas dos varejistas na enquete ao vivo foram otimização comercial, expansão de lojas e de formatos e estratégias de CRM, fidelidade e digital. Todos esses temas foram debatidos por supermercadistas convidados para subir ao palco.

Confira os principais trechos da discussão

Roberto Tamaso, sócio da McKinsey & Company: segundo o executivo, entre os diversos projetos da consultoria no varejo, ter uma correta estratégia de mix é essencial. “Aumente o alcance do sortimento e tente expandir e oferecer serviços de alimentação e opções prontas para o consumo. Amplie também os produtos sustentáveis, obtenha dados próprios para personalização e pense em ‘share of life’ em vez de ‘share of wallet’ como métrica-chave”, disse.

Roberto Tamaso. Foto: Eduardo Frazão e Willy Teixeira

Joel Feldman, presidente do Cesta do Povo (BA): para ele, um dos desafios é o processamento dos dados acumulados. “É preciso ter uma atenção redobrada em relação às características de cada unidade”, afirmou. O empresário também compartilhou a expansão realizada por meio da compra de 10 unidades do Carrefour na Bahia e discorreu sobre as diferenças entre as redes regionais e os competidores nacionais.

Joel Feldman  Foto: Eduardo Frazão e Willy Teixeira

Eneo Karkuchinski, diretor-presidente do Imec (RS): para ele, todos os pontos levantados na enquete são importantes, porém o CRM, adotado há dois anos, tem sido foco da companhia. Dos 1,3 milhão de clientes que passam por suas lojas mensalmente, 1,1 milhão são identificados (84,6%). No atacarejo, o percentual é de 87%. "A partir desses dados sabemos quantos clientes abandonaram a cesta de compras. Temos consciência do quanto é difícil trazê-los de volta”, completou.

Eneo Karkuchinski  Foto: Eduardo Frazão e Willy Teixeira

Adilson Corrêa, diretor comercial do Grupo Muffato (PR): segundo ele, o equilíbrio das diferentes alavancas para os resultados do varejo é o principal desafio. “Se o básico não for bem-feito na questão da eficiência operacional, tudo começa a escapar pelos dedos”, afirmou. O executivo também comentou que o uso de dados do CRM para definição de estratégias vem crescendo ao longo do tempo.

Adilson Corrêa  Foto: Eduardo Frazão e Willy Teixeira

 

Rosa Cunha, diretora comercial e de marketing do  Inter Supermercados  : a empresária comentou que expansão não é mais a única prioridade da empresa. “Nosso foco está também na modernização do CRM, e estamos nos empenhando no aprendizado. Identificamos o cliente, mas o processo de análise não é simples. Temos uma estrutura interna e um software para realizar esse trabalho e avaliamos as estratégias que deram certo ou errado para ajustar e aprender”, comentou.

 

Rosa Cunha Foto: Eduardo Frazão e Willy Teixeira

Matéria originalmente publicada na edição de abril da SA+ Ecossistema de Varejo


 

COMPARTILHAR
TAGS:ABRIL-2024: SA+ Marcas 2024
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Número médio de canais visitados aumenta enquanto frequência de compras diminui na América LatinaSupermercados

Número médio de canais visitados aumenta enquanto frequência de compras diminui na América Latina

Calendário junino aquece as gôndolas e mobiliza indústrias com ações promocionaisFesta Junina

Calendário junino aquece as gôndolas e mobiliza indústrias com ações promocionais

Ativação Festa JuninaFesta Junina

Alta nas vendas de produtos juninos exige abastecimento antecipado dos supermercados

Espaço dedicado à venda de flores no supermercado BistekPerecíveis

Flores e plantas viram destaque nos supermercados e impulsionam vendas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados