Leite registra maior taxa de ruptura em junho

Avaliação:

(4 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Ovos apresentaram estabilidade. Saiba como está o índice geral de falta de produtos

Foto: Divulgação

Estudo realizado pela Neogrid mostra que o leite foi o produto que mais sofreu ruptura em junho, com o índice passando de 17,36% em maio para 21,53% em junho. Já os produtos à base de soja (24,07% contra 23,68%) e os ovos (16,98% ante 17,03%) registraram estabilidade. O índice geral também não apresentou mudança relevante, passando de 11,14% para 11,11% em junho.  

De acordo com o levantamento, o movimento é atribuído a volta do consumidor às compras, motivado pela continuidade do pagamento do auxílio emergencial. "As pessoas criaram novos hábitos de consumo. Buscam produtos mais baratos em detrimento de marcas caras, o que lhes permite comprar em quantidade maior quando encontram boas promoções. Em contrapartida, o desafio do varejo é ajustar a demanda aos efeitos econômicos atuais, com equilíbrio entre o estoque e o volume de vendas", explica Robson Munhoz, CCSO (Chief Customer Success Officer) da Neogrid.

Outras categorias com rupturas elevadas incluem a granola, com expressivo avanço de 7,84% em maio para 14,91% em junho; a margarina, que passou de 12,08% para 13,10%; a farinha de arroz, 10,76% contra 12,58% e o álcool, cujo índice aumentou de 9,37% em maio para 12,45% no mês seguinte. Entre os destilados, o conhaque foi o que registrou maior ausência nas gôndolas, passando de 12,93% para 13,30%.

A preocupação com o controle do capital de giro é um dos principais motivos para a ruptura se manter alta. “Muitas vezes, o varejista deixa de comprar linhas de produtos completas, como por exemplo, ter na prateleira somente o sabor de geleia mais vendido ao invés de todas as opções de sabores. Isso também se aplica a muitas categorias que apresentam fragrâncias e tamanhos variados no portfólio. Esse fenômeno é chamado de ‘ruptura por mix’", explica Munhoz.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                           LinkedIn                                          ,                                          Instagram                                          e                                          Facebook                                          !

Veja mais sobre: Neogrid, ruptura, leite

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade