17/02/2025
Iniciativas de Transformação Digital crescem 65% no varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/04/2020
Atualmente, 38% das empresas varejistas no Brasil já possuem iniciativas formais para investimentos estratégicos digitais em pessoas, processos e tecnologias. O dado foi constatado na 2ª edição do estudo Transformação Digital no Varejo Brasileiro, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o hub de inovação especializado em varejo OasisLab . Significa um crescimento de 65% nessas ações em comparação com a edição anterior do levantamento, realizada em 2019.
[noticiasRelacionadas]
A pesquisa também analisou os resultados atribuídos aos investimentos relacionados à Transformação Digital. No back office, o principal efeito, de acordo com 92% dos entrevistados, é o aumento das vendas. O índice supera em 30 pontos percentuais a quantidade de respondentes que observava avanço no faturamento por meio da Transformação Digital na edição anterior do estudo.
Em relação ao front office, o estudo mostra que a realização de parcerias com startups para melhorar o atendimento ao consumidor avançou de 20% para 39%. Outra constatação é de que soluções de pagamento são a principal ferramenta digital usada no relacionamento com os clientes, já adotada por 83% dos entrevistados. O estudo também indica que o varejo passou a observar uma maior vantagem competitiva por meio de seus investimentos em Transformação Digital, além de reduzirem custos e melhorarem a experiência do consumidor.
“O momento atual é de intensa mudança cultural nas empresas e no perfil dos líderes de varejo. Ele vem mostrando a todos que, apesar de vivermos tempos difíceis, o uso de tecnologias, dados, e-commerce e gestão de pessoas por meio de recursos digitais não somente é possível, como deve ser adotado rapidamente pelo setor”, analisa Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Carrefour reduz incidentes em 30% com câmeras corporais

Tecnologias que estão redefinindo o futuro do varejo

IA está se tornando cada vez mais essencial para o varejo
