ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15/07/2025
Iniciativas de Transformação Digital crescem 65% no varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/04/2020
Atualmente, 38% das empresas varejistas no Brasil já possuem iniciativas formais para investimentos estratégicos digitais em pessoas, processos e tecnologias. O dado foi constatado na 2ª edição do estudo Transformação Digital no Varejo Brasileiro, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com o hub de inovação especializado em varejo OasisLab . Significa um crescimento de 65% nessas ações em comparação com a edição anterior do levantamento, realizada em 2019.
[noticiasRelacionadas]
A pesquisa também analisou os resultados atribuídos aos investimentos relacionados à Transformação Digital. No back office, o principal efeito, de acordo com 92% dos entrevistados, é o aumento das vendas. O índice supera em 30 pontos percentuais a quantidade de respondentes que observava avanço no faturamento por meio da Transformação Digital na edição anterior do estudo.
Em relação ao front office, o estudo mostra que a realização de parcerias com startups para melhorar o atendimento ao consumidor avançou de 20% para 39%. Outra constatação é de que soluções de pagamento são a principal ferramenta digital usada no relacionamento com os clientes, já adotada por 83% dos entrevistados. O estudo também indica que o varejo passou a observar uma maior vantagem competitiva por meio de seus investimentos em Transformação Digital, além de reduzirem custos e melhorarem a experiência do consumidor.
“O momento atual é de intensa mudança cultural nas empresas e no perfil dos líderes de varejo. Ele vem mostrando a todos que, apesar de vivermos tempos difíceis, o uso de tecnologias, dados, e-commerce e gestão de pessoas por meio de recursos digitais não somente é possível, como deve ser adotado rapidamente pelo setor”, analisa Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Levantamento indica lacunas no uso avançado de dados por lojistas

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicas

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores
