SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

italianos importação vinhos massas

Importação italiana de alimentos e bebidas cresce 3% em 2021 e ultrapassa US$ 238 milhões

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/01/2022

Foto: Divulgação

As importações de alimentos e bebidas provenientes da Itália somaram US$ 238,3 milhões em 2021, o que significou um aumento de 3% ante 2020. Com isso, a Itália passa a ter uma participação de 2,4% nas importações brasileiras de alimentos e bebidas e figura na 9ª posição no ranking entre os principais fornecedores do Brasil.

[noticiasRelacionadas]

Entre os principais itens italianos adquiridos pelo Brasil em 2021 destacam-se vinhos (US$ 43 milhões), massas – inclusas as semiprontas e recheadas – (US$ 30,9 milhões), azeites extravirgem de oliva (US$ 21,5 milhões), tomates preparados e em conserva (US$ 19 milhões), kiwi in natura (US$ 14 milhões), biscoitos wafer e waffle (US$ 12,2 milhões), entre outros.

Considerando o valor das importações, os segmentos que mais cresceram foram: importações de presuntos e embutidos (66,8%), sucos e extratos vegetais (49,6%), café (28,0%), biscoitos wafer e waffle (26,5%) e farinhas de trigo (23,3%) e vinhos (19,4%).

Na contramão estiveram kiwis (-36,0%), maçãs (-31,5%) e chocolates/produtos à base de chocolate (-21,9%).

Campanha de vendas

Realizada desde 2018, a Campanha Sabores da Itália, apresentou expansão de 89% no ano passado sobre 2020, somando R$ 11,3 milhões.

Promovida pela Italian Trade Agency (ITA), em colaboração com alguns dos mais importantes representantes do varejo brasileiro de alimentos e bebidas, a campanha foi realizada nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal, em 150  lojas de 4 importantes redes de supermercados (Festval, Oba Hortifruti, Supermercados Mambo e Supernosso). Também participaram da iniciativa a Casa Santa Luzia e o e-commerce de vinhos Evino, tendo esta última atuação em todo o território nacional.

Os resultados foram bem significativos, em especial ao se considerar que 2021 ainda foi um ano de restrições por conta da pandemia, com impacto negativo sobre os principais indicadores econômicos (frágil crescimento, lenta diminuição da taxa de desemprego, aumento galopante da inflação, desvalorização cambial, etc.) e reflexos importantes sobre os hábitos de consumo dos brasileiros, que progressivamente deixaram o distanciamento social recomendado para o controle da disseminação do coronavírus e retomaram suas atividades presenciais.

Durante a campanha foram comercializadas 332,7 mil unidades de mais de 1 mil skus, sendo que o grande destaque ficou com a categoria de vinhos, cujas vendas durante a campanha bateram a marca de 163 mil garrafas, com uma ampla variedade de rótulos de praticamente todas as regiões italianas e opções para todos os gostos e poderes de compra. Os preferidos foram os vinhos da Puglia, que registraram um total de mais de 53 mil garrafas vendidas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                                LinkedIn                                                                                                               ,                                                                                                               Instagram                                                                                                               e                                                                                                               Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:italianos, importação, vinhos, massas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adega_vinhos_espumantes_KochVinhos

Grupo Koch tem crescimento de 10% no tíquete médio com venda de vinhos no inverno

Savegnago - VinhosSavegnago

Savegnago pretende elevar as vendas de vinhos e outras categorias em cerca de 12% com evento

Rede investe R$ 30 milhões em nova lojaBeltrame Supermercados

Rede investe R$ 30 milhões em nova loja

Coop inaugura categoria de vinhos premiumCoop

Coop inaugura categoria de vinhos premium

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados