SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Muda Meu Mundo Startup Hortifrútis Rentabilidade

Hortifrútis com 10% a mais de margem

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/09/2021

Fotos: Divulgação

A startup Muda Meu Mundo, apoiada pelo hub Cubo Itaú, está mudando a relação entre supermercados e pequenos produtores locais de hortifrútis. Sejam de produtos orgânicos, cultivados pelo sistema convencional ou por meio de formas agroecológicas (com práticas sustentáveis).

[noticiasRelacionadas]

Com sua plataforma, a empresa viabiliza transações comerciais quase totalmente digitalizadas, o que reduz custos para o varejo e o sitiante e garante produtos com maior frescor. “A margem média para o varejo chega a ser 10% superior à média do mercado”, garante Priscilla Veras, CEO e fundadora da empresa, com sede no Ceará. Segundo ela, para o agricultor familiar, a plataforma permite comercializar com regularidade e volume, o que representa lucro e reinvestimento no cultivo.

Veja como funciona a Muda Meu Mundo:

  • Os fornecedores ficam a um raio de até 150 km de distância
  • O ciclo entre colheita e entrega nas lojas é de, no máximo, 12 horas
  • 1 ano de existência tem a plataforma
  • Ela conta com 120 produtos selecionados
  • Os agricultores se cadastram na solução, que, por sua vez, é quem entra como fornecedor no cadastro do varejista
  • Os fornecedores são incorporados ao Muda Meu Mundo depois de serem avaliados e de passarem por capacitação em práticas sustentáveis, como o uso racional de água, reflorestamento de 20% da propriedade, além de responsabilidade social (não adotar mão de obra infantil e manter os filhos na escola), etc.
  • Feito isso, é emitido um certificado, e o agricultor passa por reavaliações anuais
  • Os fornecedores são responsáveis por colocar seus produtos em embalagens de papel, já que as plásticas são desencorajadas
  • Cabe a eles também anexar aos alimentos a etiqueta com o código de barras e o QR Code de identificação do produto, gerado pela plataforma. Por meio dele, o consumidor conhece o agricultor (nome, foto, localização) e pode assistir a um vídeo com depoimento sobre o que significa participar do projeto
  • A plataforma concentra os pedidos, emite as notas fiscais, recebe o pagamento e antecipa os recebíveis para o agricultor a fim de garantir fluxo de caixa e produção contínua, uma vez que o varejo efetua o pagamento em torno de 45 dias. A plataforma fica com um percentual sobre a transação, paga pelo varejista
  • A cada pedido, o sistema, que usa inteligência artificial, seleciona o produtor mais próximo, cujos hortifrútis atendem especificações da rede, e encaminha ao cliente a demanda
  • A única intervenção humana ocorre quando a equipe de entrega da Muda Meu Mundo recolhe os produtos e os transporta direto para as lojas

SUPERMERCADOS QUE USAM A SOLUÇÃO

A plataforma já é utilizada por diversas redes de Fortaleza (CE) para se conectar aos produtores. Entre elas estão Pão de Açúcar, Pinheiro e Mercadinhos São Luiz. Já em São Paulo, destaca-se o St. Marche.

NO MERCADINHOS SÃO LUIZ...

  • R$ 410 mil anualmente são movimentados pela rede com a Muda Meu Mundo, distribuidos diretamente aos produtores

NO ST. MARCHE

  • 5 lojas utilizam o sistema
  • 30 pequenos produtores de hortifrútis orgânicos estão conectados a essas unidades da rede

100 supermercados a mais Previsão de varejistas utilizando a plataforma até o final do ano na capital paulista e em outras cidades do interior

600 agricultores Expectativa de certificação da Muda Meu Mundo para o ano de 2021

MODELO TECNOLÓGICO

Priscilla Veras criou a empresa em 2017, a partir do desejo de empreender e de uma preocupação com a subsistência da agricultura familiar e o emprego de tecnologias sustentáveis na produção. Começou com 10 pequenos agricultores, cuja produção era vendida em cestas e feirinhas, porém o modelo não funcionou. Não tinha escala. Era difícil gerar vendas recorrentes para o agricultor e desenvolver o próprio negócio.

A empreendedora concluiu que as vendas tinham de chegar ao varejo alimentar, canal mais utilizado para o abastecimento dos lares, para garantir volume e frequência de pedidos. Também constatou que, para entrar no canal, precisava oferecer preço competitivo e produto de qualidade, além de facilitar a operação e reduzir seu custo. O emprego de tecnologia em todo o processo foi a solução. De lá para cá, a startup se integrou ao Cubo Itaú, que transfere conhecimento e relacionamento com o mercado, atraiu e continua a atrair investidores anjo e de venture capital. A Muda Meu Mundo segue o modelo já comum no varejo alimentar da Europa e dos Estados Unidos, que implica valorização da produção vizinha para movimentar a economia local, gerar empregos, mais vendas, crescimento, reinvestimento e lucro. E bons argumentos de marketing.

430% Crescimento da Muda Meu Mundo em 2020

400% Perspectiva de avanço da startup neste ano

60% Participação dos supermercados no abastecimento dos lares brasileiros

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                        LinkedIn                                                                       ,                                                                       Instagram                                                                       e                                                                       Facebook    

COMPARTILHAR
TAGS:Muda Meu Mundo, Startup, Hortifrútis, Rentabilidade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mundo Bebê - Pague MenosPague Menos

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Festival Mundo Pet - Mart MinasAdoção de Pets

Mart Minas promove nova edição do Festival Mundo Pet com feira de adoção de animais

Rio Sul e Meu Prata ampliam atuação no SudesteExpansão

Rio Sul e Meu Prata ampliam atuação no Sudeste

Nova receita tendência no varejo alimentarRentabilidade

Busca por novas fontes de receita é tendência no varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados