ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/10/2025
Hortifrútis orgânicos: olhe estrategicamente para eles
POR Alessandra Morita
EM 05/09/2025

Divulgação
Pode fazer a diferença para o varejista brasileiro um aprendizado que saiu do evento “Organic Produce Summit 2025”, realizado na Califórnia (EUA), nos dias 9 e 10 de julho deste ano. Produtores, fornecedores e varejistas de hortifrútis orgânicos concluíram que o consumidor está buscando (mais e mais) qualidade, frescor, sustentabilidade e atendimento especializado nesses itens.
Com base em uma matéria da Supermarket News, listo a seguir as estratégias de redes varejistas dos EUA, que participaram do encontro e estão enfrentando a concorrência de gigantes, como o Walmart, e de canais especializados.
Raley’s
A estratégia da empresa é divulgar a variedade de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) orgânicos antes mesmo de o consumidor ir à loja. Uma vez atraídos até elas, os clientes contam com atendentes que experts nesses produtos. O objetivo é fazer com que as pessoas percebam a proposta de valor por trás dos hortifrútis orgânicos. A varejista atua em West Sacramento, na Califórnia, e conta com 121 unidades.
Sprouts Farmers Market
Com 450 lojas em 24 estados, a varejista de Phoenix foca em sortimento amplo, de alta qualidade e em produtos visualmente atraentes. Os FLV orgânicos estão estrategicamente localizados na entrada das lojas e seus atributos largamente destacados nas comunicações. São eles: sabor, frescor, qualidade e sustentabilidade.
National Co+op Grocers
A cooperativa de Minnesota acredita que o atendimento superior é a chave para transformar as lojas em destino na compra de orgânicos. Para isso, ela também garante treinamento para seus funcionários terem amplo conhecimento sobre os produtos comercializados. Segundo a varejista, os consumidores querem saber de onde vêm os hortifrútis e quais as práticas de cultivos dos produtores. Outra iniciativa da National Co+op Grocers é capacitar o time para manusear corretamente essas frutas, legumes e verduras e para montar exposições atrativas, capazes de “entusiasmar” o cliente. A cooperativa conta com 165 membros e opera mais de 240 lojas em 39 estados.
No Brasil
Por aqui, também há exemplos de varejistas que vêm trabalhando os hortifrútis orgânicos de maneira estratégica. Um deles é a Casa Santa Luzia, na capital paulista. A varejista é uma referência em sortimento qualificado e de alto padrão, o que se repete também nesse segmento.
Notícias relacionadas

FLV do Supermercado Pinheiro é abastecido quase 100% por produtores locais

Supermercado paulista reduz em 30% a ruptura no FLV

Terê Frutas inaugura uma nova loja no RJ

Supermercado Terê Frutas compartilha seus planos de expansão
Alessandra Morita
Head de Conteúdo