ÚLTIMAS NOTÍCIAS
05/09/2025
Supermercado paulista reduz em 30% a ruptura no FLV
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/08/2025

Foto: Divulgação
Uma varejista paulista reduziu em 30% a ausência de produtos de hortifrúti e cortou o desperdício em 25%. O feito foi possível graças à integração de uma tecnologia que utiliza IA preditiva para cruzar dados como histórico de vendas, sazonalidade, clima, logística e comportamento de compra, indicando exatamente o que, quanto e quando os varejistas devem realizar seus pedidos.
A solução é da Aravita, startup brasileira cuja proposta é entregar aos varejistas o chamado “pedido perfeito”. Essa precisão resolve um dos maiores gargalos do segmento FLV, marcado por prazos curtos de validade e forte dependência das condições climáticas.
O impacto vai além do abastecimento eficiente. A startup estima que as empresas podem obter retorno de até cinco vezes o valor investido na solução. A redução do desperdício também reforça a agenda socioambiental: no Brasil, quase metade dos alimentos frescos vai para o lixo, segundo a Abrappe. Em escala global, as perdas no setor de alimentos emitem cinco vezes mais gases de efeito estufa do que a aviação, um desafio que o varejo pode ajudar a enfrentar.
Notícias relacionadas

Hortifrútis orgânicos: olhe estrategicamente para eles

#TradeConnection: Adoção da IA no trade marketing exige aculturamento e foco no shopper, dizem especialistas

Supermercado Carone reduz perdas em até 78% e aumenta vendas em 21% com tecnologia
