SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O varejo alimentar não pode andar de lado em 2025

02/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Hipermercados Nielson Pão de Açúcar Carrefour

Hipermercados perdem participação e começam a retornar ao nível pré-Covid

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/05/2021

Foto: istock

O começo do ano não foi muito bom para os hipermercados. Segundo levantamento da Nielsen, o segmento vem perdendo apelo da compra única parada, que favoreceu o canal na pandemia, além de ter sentido o recuo na venda de eletrônicos neste ano.

O levantamento mostra que a fatia dos hipermercados no valor vendido no autosserviço recuou de 22,8% de janeiro a maio de 2020, para 20,6% neste ano. A venda subiu apenas 1,1%, sendo que no total o setor cresceu 11,9%. O Valor Econômico apurou que de janeiro a 9 de maio a taxa perdeu força, com alta acumulada de 0,5%.

Para o diretor de atendimento ao varejo da Nielsen, Roberto Butragueño, a preferência pela compra rápida, que ocorre numa só parada, está perdendo apelo e os hipermercados precisarão se adaptar. “O hipermercado é um modelo questionado no mundo há anos, e as redes foram adaptando as lojas às mudanças de comportamento e vão ter que continuar nesse movimento”, pondera.

Na ponta contrária, o atacarejo ganhou espaço, passando de 31,7% para 34%, com as vendas crescendo num ritmo quase o dobro do geral (19,9%), mesmo com forte base de 2020.

Diante do atual cenário, as redes procuram fortalecer seus canais estratégicos. O GPA, por exemplo, vai retomar abertura do Pão de Açúcar e do Minuto Pão de Açúcar para acelerar crescimento com lojas novas. Mas não há planos de abrir novos hipermercados. As vendas dos hipermercados do GPA encolheram 7,3% de janeiro a março. Na bandeira Pão de Açúcar, de supermercado, a queda foi de 3,5% e os minimercados cresceram 34%.

O Carrefour não sentiu recuo do hipermercado - o canal cresceu 12,4% no primeiro trimestre, após reestruturação do modelo em 2018, quando entrou com postura comercial mais agressiva.Também não há no radar projeto de inauguração de hipermercado neste ano. Todo o foco do investimento está no atacarejo, com 45 novas unidades do Atacadão (parte conversão do Makro). E avalia retomar aberturas de lojas de vizinhança em 2022.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                        LinkedIn                                       ,                                       Instagram                                       e                                       Facebook         

COMPARTILHAR
TAGS:Hipermercados, Nielson, Pão de Açúcar, Carrefour
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Comércios Anexos - CarrefourGestão e negócios

Grupo Carrefour investe na expansão dos comércios anexos em suas unidades

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Família dos fundadores do GPA analisa a venda de participação no Carrefour

Assaí e Carrefour4T24

Especialistas avaliam o que esperar dos resultados do Carrefour e Assaí no 4T24

GPAExpansão

GPA leva bandeira tradicional a uma nova região

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados