18/11/2025
Carrefour intensifica testes e amplia infraestrutura digital para a Black Friday
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/11/2025

Foto: Divulgação
O Grupo Carrefour Brasil reforçou sua infraestrutura digital para atender ao aumento de tráfego previsto para a Black Friday. A expectativa do setor é movimentar cerca de R$ 13,3 bilhões em 2025, segundo projeções do ICVA.
No varejo físico, o índice aponta crescimento de 17,1% na data mais recente; no e-commerce, avanço de 8,9%.
A companhia adotou soluções de cloud computing com redes redundantes, garantindo processamento remoto de dados e continuidade das operações mesmo em caso de falhas técnicas.
Os sistemas passam por testes de carga e estresse que simulam picos de acesso, avaliando desempenho e estabilidade.
“As equipes acompanham continuamente o desempenho dos sistemas por meio de ferramentas de observabilidade, como o Grafana, que monitoram a integridade da infraestrutura em tempo real e emitem alertas preventivos em caso de instabilidade”, afirma Aydes Marques, CDO do Grupo Carrefour Brasil.
Ao longo do ano, os ambientes digitais do Carrefour, Atacadão e Sam’s Club passaram por sucessivas rodadas de ensaios.
“Durante esses ensaios, as plataformas foram submetidas a uma carga média dez vezes superior à de um dia comum, chegando a mais de 75.000 requisições por minuto em páginas de produtos. A infraestrutura do Grupo conta com múltiplos clusters de servidores, uma plataforma de código aberto que permite orquestrar aplicativos conteinerizados, ou seja, organizar e gerenciar sistemas complexos de forma eficiente. Essa estrutura garante performance, estabilidade e continuidade das operações mesmo nos períodos de maior demanda”, Marques explica.
A empresa também usa automação e inteligência artificial em processos como gestão de pedidos, precificação dinâmica, personalização de ofertas via CRM, prevenção de fraudes e análise de sentimento. Na logística, ferramentas automáticas apoiam o planejamento de rotas e o cumprimento dos prazos de entrega.
Notícias relacionadas
EstratégiaSam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor
MovimentaçãoFamília Diniz encerra participação no Carrefour
InovaçãoCom 58% de adesão, Brasil lidera uso da IA generativa no consumo
Inovação







