SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Heineken cervejas Amstel Devassa Tiger

Heineken prevê alta de preço para mitigar aumento de custos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/02/2022

Foto: Divulgação

Depois de amargar no Brasil uma queda anual de mais de 10% no terceiro trimestre de 2021, a Heineken reverteu o movimento e registrou expansão superior a 10% no período de outubro a dezembro do ano passado. No mundo, a empresa ambém reverteu o prejuízo líquido de 204 milhões de euros em 2020, para lucro de lucro líquido de 3,32 bilhões de euros (US$ 3,77 bilhões) no ano passado.

[noticiasRelacionadas]

No Brasil, a performance é atribuída ao crescimento contínuo da vendas dos rótulos mais caros e a retomada do consumo fora do lar, canal em que o grupo tem mais força de distribuição. “Nós fortalecemos nossa liderança no premium e crescemos [no segmento] quase 30% em volume, liderado por Heineken e Eisenbahn. Heineken 0.0 mais do que dobrou de volume, fazendo do Brasil o maior mercado global para extensão da linha”, diz a companhia no relatório de resultados.

Quando comparado ao período pré-pandemia, o principal rótulo da marca, a Heineken, dobrou o volume consumido. Outro destaque foi o crescimento de duplo dígito da cerveja IPA Lagunitas. O portfólio mainstream, composto por marcas como Amstel, Devassa e Tiger, cresceu cerca de 25% em volume. O segmento econômico, com Glacial, Kaiser e Bavaria, teve queda de quase 30%.

No ano passado, a empresa adotou a estratégia de investir menos nos rótulos mais baratos. Embora no consolidado do ano o volume tenha em torno de 1% a 3%, a política ajudou a ganhar participação em valor no mercado de cervejas. O avanço dos rótulos premium anulou esse recuo de volume.

Na operação global, o grupo registrou aumento no volume de cervejas de 6,2% no quarto trimestre e de 4,6% em todo o ano de 2021. Mas a inflação cresce em diversos países, o que deixar 2022 mais difícil. A projeção é de um crescimento de custos por hectolitro na ordem de 15%, devido a operações de hedge e aumento nos preços de commodities, energia e frete.

Para 2022, a empresa prevê aumentos de preços para mitigar o aumento de custos. “Compensaremos esses aumentos de custo de insumos por meio de preços em termos absolutos, o que pode levar a um consumo de cerveja menor”, disse Hao diretor financeiro da Heineken, Harold van den Broek, diretor financeiro. De acordo com ele, apesar do cenário, a empresa continua projetando uma margem de lucro operacional de 17% até 2023.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                          LinkedIn                                                                                                         ,                                                                                                         Instagram                                                                                                         e                                                                                                         Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:Heineken, cervejas, Amstel, Devassa, Tiger
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Volte Sempre - HEINEKENSustentabilidade

Grupo HEINEKEN e Ambipar impulsionam economia circular com expansão do Volte Sempre

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejoGrupo Heineken

Entenda como as tendências do marketing vão impactar o varejo

Paixão pelo trade marketing marca carreira de Jussara Calife, eleita Profissional de Trade da Indústria no Prêmio Top Trade 2024Trade Marketing

Paixão pelo trade marketing marca carreira de Jussara Calife, eleita Profissional de Trade da Indústria no Prêmio Top Trade 2024

Bar Baden Baden Supernosso FlagshipTrade Marketing

JBP 360º que levou o Supernosso a se tornar maior vendedor de Heineken em MG é vencedor do Prêmio Top Trade

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados