22/01/2025
Heineken aposta na felicidade dos colaboradores como estratégia corporativa
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 27/12/2022
Foto: Divulgação
Assim como Google, Airbn e Amazon, a Heineken quer medir, periodicamente, a felicidade dos seus 13 mil funcionários. A empresa aposta no conceito de felicidade como estratégia corporativa.
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“Essa abordagem tem mais a ver com a satisfação do indivíduo. Diferente de uma pesquisa de clima tradicional, que mede aspectos mais gerais, a pesquisa de felicidade aborda os sentimentos e emoções, ou seja, olha para o funcionário de uma maneira mais integral”, diz Lívia Azevedo, diretora de People & Organization Development da Heineken.
As organizações estão utilizando o conceito criado pela empresa dinamarquesa Woohoo Partnership que, em 2003, desenvolveu uma metodologia para promover a satisfação dos funcionários com a crença do impacto disso para os negócios.
Assim também nasceu a certificação de Chief Happiness Officer (CHO), ou diretor de felicidade, profissional responsável por elaborar estratégias para impulsionar a felicidade nos times. Segundo dados do Linkedin, mais de 4 mil empresas contrataram um CHO para chamar de seu.
A Heineken não descarta a criação do cargo. A empresa contou com a ajuda da Reconnect Happiness at Work, consultoria de felicidade corporativa, para implementar a pesquisa, além de treinamentos com o time sobre temas como segurança psicológica e psicologia positiva.
De acordo com Lívia, a questão da felicidade, dentro do pilar de People and Respect, é uma das prioridades de longo prazo. “Neste ano, começamos a etapa de letramento dos líderes no assunto. Mas, no próximo, a ideia é ter metas traçadas”, diz.
Pesquisas sobre o tema não faltam. De acordo com um estudo da Gallup, consultoria conhecida por mapear o engajamento no mundo todo, empresas com funcionários felizes diminuem em 50% as ocorrências de acidentes de trabalho. Já a pesquisa da Harvard Business Review apontou que empregados satisfeitos são 31% mais produtivos e até 85% mais eficientes.
A criação de uma metodologia para medir a felicidade dos funcionários da cervejaria é algo que começou com um trabalho anterior, quando a empresa lançou o Programa Heineken Cuida, voltado para a saúde mental. Desenvolvido para oferecer suporte aos funcionários no auge da pandemia, o Heineken Cuida atua em três pilares: informação, como treinamentos e pílulas para desmistificar o tema, suporte de saúde com a equipe interna, além de apoio jurídico. Tudo em uma plataforma digital integrada.
Desde que foi implementado, em 2020, houve um aumento de 35% no número de funcionários da Heineken que utilizam o programa.
Metodologia Perma
A Heineken implementou inicialmente, com a ajuda da Reconnect Happiness at Work, um questionário quinzenal nas áreas de Vendas e Supply Chain, que utiliza a metodologia Perma. Criada pelo psicólogo Martin Seligman, a Perma é um conceito, baseado na psicologia positiva, que define a felicidade como uma estrutura composta por cinco aspectos:
· Emoções positivas,
· Engajamento,
· Relacionamentos positivos,
· Propósito,
· Realizações.
Os resultados preliminares apontaram que os funcionários da Heineken possuem um índice de 8,5 de felicidade, em um intervalo que vai de 0 a 10. O relato de emoções positivas, por exemplo, é um pouco menor, com um índice de 7,9.
A ideia é, conforme a iniciativa amadureça, unificar o programa de saúde mental com as ações da pesquisa de felicidade. “Entendemos que não tem como abordar saúde mental apartado da felicidade e que, com uma jornada unificada, teremos resultados melhores, assim como os índices de bem-estar em que crescemos 6% na pesquisa global após a implementação das ações voltadas para o tema”, diz.
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