SA+ Ecossistema de Varejo

GPA Via Varejo Casas Bahia Ponto Frio

GPA estará fora da Via Varejo após 2019

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/12/2018

Está confirmado. O GPA (Grupo Pão de Açúcar) não tem mais interesse em se manter na Via Varejo, formada pelas redes Casas Bahia e Ponto Frio. A companhia afirmou oficialmente que, se não encontrar um comprador, venderá sua posição na Via Varejo antes do fim de 2019.

O processo de saída começa amanhã, com a venda em bolsa do equivalente a 3,86% do capital da empresa. Hoje, o GPA é o principal acionista com 43,3% de participação na Via Varejo. 

[noticiasRelacionadas]

Informações dão conta que o GPA busca há cerca de dois anos um comprador para a Via Varejo. Agora, com a possibilidade de recorrer ao mercado de capitais para negociar suas ações - como começará a ser feito nesta semana com uma pequena parte delas -, surge o questionamento sobre os avanços nas tratativas para venda direta da Via Varejo. O grupo não detalha se há propostas nesse sentido sendo analisadas neste momento.

Em comunicado, o GPA informa ter instruído “a administração para ativamente perseguir a alienação do remanescente da participação acionária detida na Via Varejo, a ser realizada a um investidor estratégico”. “Se as condições assim indicarem, o mesmo objetivo poderá ser alcançado através de operações disponíveis no mercado de capitais. A meta a ser perseguida é no sentido de se implementar a alienação até dezembro de 2019”, diz techo do texto.

Super CEO

Outra decisão do GPA foi trocar o CEO da Via Varejo, com a saída de Flavio Dias, que ocupou a posição por dez meses. Peter Estermann, atual CEO do GPA, acumulará os dois cargos. O executivo já havia comandado a Via Varejo até o primeiro trimestre deste ano. A empresa afirma ter mudado o comando para concluir um "turnaround", ou seja, uma transformação relevante na Via Varejo.

Novo formato de loja

Outra novidade é a criação de novo formato de loja com a bandeira Casas Bahia. A Via Varejo começará a inaugurar unidades menores, com espaço máximo de 150 m2 em cidades de até 70 mil habitantes e forte potencial de consumo. A empresa identificou 300 municípios com essas características. "Os clientes nessas localidades estão mal servidos e já vemos possibilidade de roubar participação de mercado de maneira muito rápida", afirmou Marcelo Nogueira, diretor de operações da Via Varejo, em entrevista à agência de notícias Reuters. As primeiras inaugurações de lojas compactas serão no interior paulista. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, Via Varejo, Casas Bahia, Ponto Frio
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Prevenção com propósito: Iquegami inspira com campanha inovadoraIquegami Supermercados

Prevenção com propósito: Iquegami inspira com campanha inovadora

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejoSustentabilidade no Varejo

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejo

GPA leva o Pão de Açúcar Fresh para Santo AndréInauguração

GPA leva o Pão de Açúcar Fresh para uma nova cidade

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercadosSupermercados 2025

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados