SA+ Ecossistema de Varejo

Rh Gestão Clima Organizacional Talentos Motivação

Funcionários brasileiros estão desmotivados e dinheiro não é a razão

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/12/2018

Amplo estudo realizado pela McKinsey entrevistou 167 mil pessoas para avaliar a saúde organizacional das empresas. Segundo as sócias da consultoria Ana Karina Dias e Anita Baggio, a nota média de motivação do profissional brasileiro é de 45 em uma escala que vai de zero a cem. O resultado é inferior aos cerca de 55 pontos registrados na média do resto do mundo.

A pesquisa Mega OHI Brasil 2018 ouviu funcionários de mais de 70 organizações de 18 segmentos de atividade, e percebeu que a desmotivação é ainda maior entre colaboradores da linha de frente. 

[noticiasRelacionadas]

O principal motivo para estarem desmotivados não é o salário. Na verdade as duas principais razões de descontentamento são falta de reconhecimento e ausência de oportunidades na carreira. Segundo a McKinsey, a conclusão é clara: os programas de engajamento estão falhando na tarefa de energizar e motivar as equipes.

De acordo com Ana Karina Dias e Anita Baggio, a primeira medida a ser tomada pelas lideranças para resolver essa situação é reconhecer a importância dos funcionários para os negócios da empresa. O segundo passo tem a ver com promover a saúde organizacional como prioridade, reconhecendo sua importância estratégica.

Nos EUA, 74% dos executivos consideram os talentos da empresa mais importantes para o sucesso do que o próprio capital. Aqui no Brasil, segundo a McKinsey, apenas 35% dos executivos compartilham dessa opinião. É hora de mudar essa visão, afinal investimentos na saúde organizacional geram benefícios duradouros, de longo prazo. E organizações saudáveis geram, em média, três vezes mais retorno a seus acionistas. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn Instagram  Facebook  !

COMPARTILHAR
TAGS:Rh, Gestão, Clima Organizacional, Talentos, Motivação
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Uma das detentoras do Oxxo no Brasil considera vender a sua participação na empresaGestão e negócios

Uma das detentoras do Oxxo no Brasil considera vender a sua participação na empresa

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo onlineVarejo Online

Cinco estratégias para escalar produtos no varejo online

ESG_AdobeSTockGestão e negócios

GPA, Cencosud, Carrefour e Assaí destacam avanços em ESG nos resultados do 3T24

Assaí explora categorias de oportunidade e apresenta nova solução financeira para o público PJGestão e negócios

Assaí explora categorias de oportunidade e apresenta nova solução financeira para o público PJ

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados