GPA reduz o prejuízo líquido em mais de 60% no semestre e descontinua plano de expansãoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grupo Hindiana firma acordo para possível aquisição de controle da Neogrid

24/12/2025

NEWSLETTER

GPA reduz o prejuízo líquido em mais de 60% no semestre e descontinua plano de expansãoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Resultados 2T25Gestão e negóciosGPA Pão de Açúcar

GPA reduz o prejuízo líquido em mais de 60% no semestre e descontinua plano de expansão

POR Barbara Fernandes

EM 06/08/2025

Pão de Açúcar

Foto: Divulgação


O GPA conseguiu reduzir em 61,2% seu prejuízo líquido durante o 1º semestre de 2025, devido ao bom desempenho das bandeiras Pão de Açúcar e Minuto. A receita bruta da companhia ficou acima de R$ 10 bilhões, um aumento de 5,2% em relação ao mesmo período de 2024. Na mesma comparação, o Ebitda cresceu 7,9%, ficando em R$ 828 milhões.

 

GPA descontinua projeto de expansão que já havia alcançado 71% de sua expectativa

 

A empresa também aproveitou a divulgação dos resultados para anunciar a redução de lojas a serem abertas. Previamente, os planos do GPA envolviam a abertura de 300 unidades entre 2022 e 2026.

 

Até o final do 2º trimestre foram abertas 213, sendo 177 no formato de proximidade, 13 de supermercados e 23 conversões. Segundo o Fato Relevante, a decisão foi influenciada pelo “ambiente macroeconômico mais desafiador e o avanço relevante já obtido no plano de expansão.”

 

Vendas em mesmas lojas de proximidade desaceleram e registram menor avanço dos últimos dois anos

 

Em relação aos resultados do 2º trimestre, um dos maiores destaques da empresa foi a desaceleração nas vendas em mesmas lojas das bandeiras de proximidade, que alcançaram 0,2% – o menor avanço dos últimos dois anos. Contudo, o formato cresceu 16,8%, principalmente pela forte expansão. Somente no período foram abertas 8 novas lojas.

 

Já o Pão de Açúcar teve um crescimento de 6,5% nas vendas em mesmas lojas. O crescimento da bandeira se mantém devido ao aumento no preço médio e estabilidade do volume. “Ao longo do trimestre, reforçamos a proposta premium com a conclusão do projeto super premium, a reinauguração de 12 lojas icônicas, aprimoramentos em serviço, sortimento e infraestrutura”, informa o comunicado.

 

Enquanto isso, o Extra Mercado avançou 4,8% nas vendas em mesmas lojas, que pode ser reflexo da revisão de sortimento e gestão de categorias iniciado no último ano.

 

A receita bruta do GPA durante o período foi de R$ 5 bilhões, aumento de 5,8% vs o 2T24. Desse valor, 50,2% correspondem as vendas totais do Pão de Açúcar, 31,9% ao Extra Mercado e 12,8% ao formato de proximidade.

 

O lucro líquido seguiu o mesmo caminho dos resultados semestrais, com queda significativa de 35%.  O Ebitda teve um avanço de 6,1% e registrou R$ 420 milhões.

 

O desempenho do trimestre foi impactado pelo efeito sazonal positivo na comparação anual, em especial pelo deslocamento do feriado de Páscoa para o 2T25.

COMPARTILHAR
TAGS:Resultados 2T25,Gestão e negócios,GPA, Pão de Açúcar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Design sem nome (1)Design sem nome (1)Movimentação

Mondelēz Brasil anuncia mudanças nas lideranças de e-commerce e bebidas em pó

Adobe Stock - loja de bairroEstratégia

Loja do futuro ainda depende do básico bem executado, aponta especialista

Adobe Stock - MolhosGestão e negócios

Os 9 pilares do trade marketing para garantir uma boa execução

ambevInvestimentos

Ambev já responde por cerca de 2% do PIB brasileiro e emprega mais de 2,5 milhões de pessoas

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados