GPA reduz o prejuízo líquido em mais de 60% no semestre e descontinua plano de expansãoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercado Livre mira vendas no atacado com nova frente B2B

24/09/2025

NEWSLETTER

GPA reduz o prejuízo líquido em mais de 60% no semestre e descontinua plano de expansãoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Resultados 2T25Gestão e negóciosGPA Pão de Açúcar

GPA reduz o prejuízo líquido em mais de 60% no semestre e descontinua plano de expansão

POR Barbara Fernandes

EM 06/08/2025

Pão de Açúcar

Foto: Divulgação


O GPA conseguiu reduzir em 61,2% seu prejuízo líquido durante o 1º semestre de 2025, devido ao bom desempenho das bandeiras Pão de Açúcar e Minuto. A receita bruta da companhia ficou acima de R$ 10 bilhões, um aumento de 5,2% em relação ao mesmo período de 2024. Na mesma comparação, o Ebitda cresceu 7,9%, ficando em R$ 828 milhões.

 

GPA descontinua projeto de expansão que já havia alcançado 71% de sua expectativa

 

A empresa também aproveitou a divulgação dos resultados para anunciar a redução de lojas a serem abertas. Previamente, os planos do GPA envolviam a abertura de 300 unidades entre 2022 e 2026.

 

Até o final do 2º trimestre foram abertas 213, sendo 177 no formato de proximidade, 13 de supermercados e 23 conversões. Segundo o Fato Relevante, a decisão foi influenciada pelo “ambiente macroeconômico mais desafiador e o avanço relevante já obtido no plano de expansão.”

 

Vendas em mesmas lojas de proximidade desaceleram e registram menor avanço dos últimos dois anos

 

Em relação aos resultados do 2º trimestre, um dos maiores destaques da empresa foi a desaceleração nas vendas em mesmas lojas das bandeiras de proximidade, que alcançaram 0,2% – o menor avanço dos últimos dois anos. Contudo, o formato cresceu 16,8%, principalmente pela forte expansão. Somente no período foram abertas 8 novas lojas.

 

Já o Pão de Açúcar teve um crescimento de 6,5% nas vendas em mesmas lojas. O crescimento da bandeira se mantém devido ao aumento no preço médio e estabilidade do volume. “Ao longo do trimestre, reforçamos a proposta premium com a conclusão do projeto super premium, a reinauguração de 12 lojas icônicas, aprimoramentos em serviço, sortimento e infraestrutura”, informa o comunicado.

 

Enquanto isso, o Extra Mercado avançou 4,8% nas vendas em mesmas lojas, que pode ser reflexo da revisão de sortimento e gestão de categorias iniciado no último ano.

 

A receita bruta do GPA durante o período foi de R$ 5 bilhões, aumento de 5,8% vs o 2T24. Desse valor, 50,2% correspondem as vendas totais do Pão de Açúcar, 31,9% ao Extra Mercado e 12,8% ao formato de proximidade.

 

O lucro líquido seguiu o mesmo caminho dos resultados semestrais, com queda significativa de 35%.  O Ebitda teve um avanço de 6,1% e registrou R$ 420 milhões.

 

O desempenho do trimestre foi impactado pelo efeito sazonal positivo na comparação anual, em especial pelo deslocamento do feriado de Páscoa para o 2T25.

COMPARTILHAR
TAGS:Resultados 2T25,Gestão e negócios,GPA, Pão de Açúcar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Site do Mercado LivreExpansão do portfólio

Mercado Livre mira vendas no atacado com nova frente B2B

Minuto Pão de AçúcarVarejo de Proximidade

GPA reforça modelo de proximidade na Baixada Santista com inauguração de nova loja

Varejo Alimentar em ContextoPesquisa

Varejo Alimentar em Contexto traz análise inédita do setor no 1º semestre de 2025

GPASupermercado premium

Pão de Açúcar reinaugura lojas com proposta ainda mais premium

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados