Mudança no perfil de jovens e informalidade desafiam contratações no varejo alimentarSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grupo Mateus deve ter crescimento contido nas vendas em mesmas lojas no 2º tri

28/07/2025

NEWSLETTER

Mudança no perfil de jovens e informalidade desafiam contratações no varejo alimentarSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão RHGestão e negócios

Mudança no perfil de jovens e informalidade desafiam contratações no varejo alimentar

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 28/07/2025

Caixa de supermercado adobe stock

Foto: Adobe Stock


O varejo alimentar brasileiro contabiliza hoje cerca de 350.000 postos de trabalho em aberto, mas enfrenta obstáculos para preencher essas vagas. Tradicionalmente visto como uma porta de entrada para jovens no mercado de trabalho, o segmento tem perdido atratividade diante de atividades mais flexíveis e informais.


Com o aumento da busca por flexibilidade e a redução de programas de qualificação, tornou-se necessário diversificar estratégias, incluindo a realização de feirões de empregabilidade. Uma estratégia é transmitir com mais clareza os benefícios oferecidos, como alimentação no local, assistência odontológica, kit maternidade, seguro de vida, apoio jurídico e psicológico, além de práticas como o dia de folga no aniversário.


Na avaliação do economista e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Cícero Pimenteira, muitos jovens não se identificam com rotinas fixas e preferem atividades que oferecem maior autonomia, como serviços de entrega.


Segundo ele, o setor pode atrair diferentes perfis, inclusive os que assumem responsabilidades familiares cedo, mas isso depende de investimentos em qualificação e gestão de pessoas.


Além das parcerias com o Exército e com o governo federal, o setor supermercadista também tem recorrido à tecnologia para enfrentar as dificuldades de contratação. A startup Helppi, criada em 2020, é uma das plataformas utilizadas para facilitar a conexão entre empresas e trabalhadores autônomos em áreas como varejo e bens de consumo.


A plataforma permite que empresas definam o perfil desejado para a vaga, e o sistema cruza essas informações com dados de profissionais cadastrados, considerando critérios como localização, avaliações anteriores e treinamentos realizados.


Os candidatos, por sua vez, têm acesso a capacitação online e podem aceitar ou recusar as vagas conforme sua disponibilidade.


Fonte: Extra

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão, RH,Gestão e negócios
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock supermercado natalLogística

Varejo deve antecipar planejamento para enfrentar calendário intenso no 2º semestre

Carrefour_fachadaNegócios

Carrefour Brasil assume posição mais cautelosa no atacarejo e reforça desafios do setor

Adobe Stock HiBeGestão

Alimentos e bebidas vs. HiBe e limpeza: categorias vivem realidades opostas no 1º semestre

Corredor de supermercado - adobe stockGestão

Fusões e aquisições ganham força no setor diante de cenário desafiador

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados