10/08/2025
A nova encruzilhada do varejo alimentar
POR Alessandra Morita
EM 01/08/2025

Adobe Stock
O apagão de mão de obra no setor supermercadista é um fato e ponto. Da mesma forma, os tradicionais motivos que levam a isso, como horário de trabalho estendido, jornadas nos feriados e o fato de ser porta de entrada para iniciantes.
Mas um novo comportamento das novas gerações, que representa uma mudança estrutural, vem colocando o varejo alimentar numa nova encruzilhada: os mais jovens não querem mais ser apenas funcionários, eles sonham em empreender. A constatação desse novo hábito é de Romeo Busarello, especialista em inovação, professor e sócio da StartSe.
A partir dessa constatação, levantamos algumas possibilidades que podem ajudar a amenizar esse desafio:
- Permita que os jovens colaboradores empreendam dentro da própria empresa. Abra espaço para eles darem sugestões e implementarem suas ideias. Ensine a medir e analisar resultados para promover ajustes caso seja necessário, pois isso contribui para o desenvolvimento deles
- Sinalize sua intenção de promover esse comportamento criando programas como Espírito Empreendedor do mês em cada loja
- Ofereça possibilidade de aprendizado investindo na formação e capacitação não apenas técnica, mas educacional. Dessa forma, você ajuda a desenvolver pessoas e profissionais mais críticos
- Valorize quem tem atitude, compartilhando as iniciativas e os resultados nos canais de comunicação internos da empresa, bem como nas redes sociais corporativas
- Atue para os jovens colaboradores verem que a empresa possui um propósito e ajuda o desenvolvimento econômico e social das localidades onde as lojas estão instaladas, além de ações práticas voltadas à sustentabilidade
- Crie programas de participação nos resultados com gatilhos a partir do cumprimento de metas. Mas lembre-se: os objetivos precisam ser claros e atingíveis
- Seja transparente em relação à possibilidade de crescimento profissional
Notícias relacionadas

Quando o “Morango do Amor” vira estratégia: o que tendências virais ensinam ao varejo alimentar

GPA reduz o prejuízo líquido em mais de 60% no semestre e descontinua plano de expansão

Mudança no perfil de jovens e informalidade desafiam contratações no varejo alimentar

Varejo deve antecipar planejamento para enfrentar calendário intenso no 2º semestre
Alessandra Morita
Head de Conteúdo