16/11/2025
A nova encruzilhada do varejo alimentar
POR Alessandra Morita
EM 01/08/2025

Adobe Stock
O apagão de mão de obra no setor supermercadista é um fato e ponto. Da mesma forma, os tradicionais motivos que levam a isso, como horário de trabalho estendido, jornadas nos feriados e o fato de ser porta de entrada para iniciantes.
Mas um novo comportamento das novas gerações, que representa uma mudança estrutural, vem colocando o varejo alimentar numa nova encruzilhada: os mais jovens não querem mais ser apenas funcionários, eles sonham em empreender. A constatação desse novo hábito é de Romeo Busarello, especialista em inovação, professor e sócio da StartSe.
A partir dessa constatação, levantamos algumas possibilidades que podem ajudar a amenizar esse desafio:
- Permita que os jovens colaboradores empreendam dentro da própria empresa. Abra espaço para eles darem sugestões e implementarem suas ideias. Ensine a medir e analisar resultados para promover ajustes caso seja necessário, pois isso contribui para o desenvolvimento deles
- Sinalize sua intenção de promover esse comportamento criando programas como Espírito Empreendedor do mês em cada loja
- Ofereça possibilidade de aprendizado investindo na formação e capacitação não apenas técnica, mas educacional. Dessa forma, você ajuda a desenvolver pessoas e profissionais mais críticos
- Valorize quem tem atitude, compartilhando as iniciativas e os resultados nos canais de comunicação internos da empresa, bem como nas redes sociais corporativas
- Atue para os jovens colaboradores verem que a empresa possui um propósito e ajuda o desenvolvimento econômico e social das localidades onde as lojas estão instaladas, além de ações práticas voltadas à sustentabilidade
- Crie programas de participação nos resultados com gatilhos a partir do cumprimento de metas. Mas lembre-se: os objetivos precisam ser claros e atingíveis
- Seja transparente em relação à possibilidade de crescimento profissional
Notícias relacionadas
Resultados 3T253T25: Grupo Mateus apresenta queda de quase 5 p.p. nas vendas em mesmas lojas
EstratégiaSam’s Club se reinventa no Brasil com conceito de atacarejo dentro da sua própria proposta de valor
GestãoTá na hora de repensar seu Calendário Promocional
Resultados 3º T 25Cencosud melhora as vendas em mesmas lojas do Brasil no 3º trimestre
Alessandra Morita
Head de Conteúdo








