SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Supermercados são o 2º canal mais utilizado para a compra de alimentos para pets

30/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Muffato Makro CRM Carrefour Assaí Pão de Açúcar

Finalização de compra de lojas Makro pelo Muffato esbarra em valor

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/08/2022

Foto: Divulgação

O Grupo Muffato estaria negociando a compra de 24 unidades do Makro para ampliar sua presença em São Paulo. Atualmente, a rede está presente em 31 cidades do Paraná e no interior de São Paulo. De acordo com fontes, as negociações estão acontecendo há dois meses, mas o preço tem sido um impecilho. O Makro está pedindo cerca de R$ 2 bilhões pelos ativos e o Muffato estaria tentando reduzir o preço.

[noticiasRelacionadas]

Com a negociação de aquisição das unidades do Makro em São Paulo, a Muffato pode inaugurar um nova fase da sua história e ampliar em quase 30% o número de lojas no País. Mas a missão de conquistar a capital paulista não será fácil.

Para Jean Paul Rebetez, especialista em varejo e sócio da GS&Consulting, a empreitada da Muffato em São Paulo terá desafios que vão além de tornar a marca conhecida entre os paulistanos. De acordo com o profissional, a Muffato vai entrar em uma briga com gente muito competente e que trabalha não só no atacarejo e no varejo alimentar, mas também funciona como ecossistemas de negócios, com crédito, CRM e entregas de última milha. O Carrefour é um exemplo disso, assim como o Pão de Açúcar. “É uma área desafiadora”, afirma.

A Muffato enfrentará, portanto, o Carrefour que teve faturamento de R$ 81 bilhões em 2021, enquanto o Assaí faturou R$ 45 bilhões, e o GPA, R$ 29 bilhões.

Para Rebetez, o segmento de varejo alimentar resistiu ao baque econômico causado pela pandemia de Covid-19 por oferecer itens essenciais para o consumidor, como os alimentos e bebidas. Com isso, a empresa busca se posicionar na capital paulista com pontos estratégicos. Na efetivação da compra da Makro, a Muffato teria unidades nos bairros do Butantã, Interlagos, Lapa e Vila Maria.

Para Matheus Campos, sócio do escritório Stocche Forbes Advogados, o movimento está alinhado com o crescimento do segmento de varejo alimentar durante a pandemia de Covid-19, que deixou as grandes competidoras do setor mais capitalizadas.

“Neste momento, o que movimenta mais as aquisições é que o gasto do caixa para expansão dá um retorno de investimento mais rápido do que fazer investimentos para a abertura de novas unidades. É uma oportunidade para quem só abria novas lojas poder fazer aquisições de pontos que já estão em operação. Nessa consolidação, as empresas menores podem concluir que é uma boa ideia vender seu negócio para concorrentes maiores”, afirma.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                        LinkedIn                                                                                        ,                                                                                        Instagram                                                                                        e                                                                                         Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Muffato, Makro, CRM, Carrefour, Assaí, Pão de Açúcar
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Personalização do sortimento: vantagens e complexidadesResultados 1T25

Pressionadas por juros altos, Assaí, GPA, Carrefour e Grupo Mateus priorizam eficiência para manter margens

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira

Flex AtacarejoCRM

Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setorResultados 1T25

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setor

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados