SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

19/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Radar Scanntech Pesquisa Scanntech Varejo Faturamento

Faturamento em mercadorias da mercearia básica tem o pior resultado no ano

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/09/2023


Foto: Adobe Stock

O faturamento do varejo alimentício cresceu 3,2% no último mês. Apesar do dado positivo, essa foi a menor variação do ano, e houve um recuo de 12,6% no faturamento de mercadorias da mercearia básica

Os dados compõem o levantamento mensal “Radar Scanntech” que avalia mais de 40 mil estabelecimentos, ticket a ticket e  item a item sem manipulação humana, para oferecer insights e impulsionar as vendas no varejo.

[noticiasRelacionadas]

Dentre as principais categorias responsáveis pelo recuo no faturamento da cesta foram o leite, óleo e café moído. Por outro lado, as que apresentaram o maior crescimento foram o arroz, farinha de mandioca e massas. 

Segundo o levantamento, o resultado se dá pela queda dos preços em 8,9% e das vendas unitárias em 4,1%.

Na contramão dos alimentos da mercearia básica, a categoria de bebidas tem contribuído positivamente para o crescimento dos varejos com uma alta de 10,6% no faturamento e de mais de 4,2% em vendas unitárias na cesta. 

As principais categorias que impulsionam a cesta de bebidas são as cervejas, os refrigerantes e os sucos prontos. 

De acordo com Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, apesar da melhora considerável dos indicadores macroeconômicos do país, com a taxa de desemprego em queda, por exemplo, o poder de compra ainda está sob o impacto dos últimos anos onde os preços aumentaram acima da renda média, estrangulando o bolso dos consumidores.

“Para atingirmos um crescimento expressivo, precisamos focar na geração de volume, entendendo no detalhe granular como podemos criar possibilidades de compra relevantes ao shopper,” comenta Priscila.

A diretora ainda complementa que com os dados da pesquisa o varejo e a indústria podem traçar uma estratégia minuciosa e ágil que possibilita o reajuste da rota mudando o curso do resultado dentro do mês, para atender as demandas do consumidor.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:        LinkedIn,       Instagram       e       Facebook

 

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Radar Scanntech, Pesquisa, Scanntech, Varejo, Faturamento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Adobe Stock  - CervejasMarketplace

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados