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Radar Scanntech Pesquisa Scanntech Varejo Faturamento

Faturamento em mercadorias da mercearia básica tem o pior resultado no ano

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/09/2023


Foto: Adobe Stock

O faturamento do varejo alimentício cresceu 3,2% no último mês. Apesar do dado positivo, essa foi a menor variação do ano, e houve um recuo de 12,6% no faturamento de mercadorias da mercearia básica

Os dados compõem o levantamento mensal “Radar Scanntech” que avalia mais de 40 mil estabelecimentos, ticket a ticket e  item a item sem manipulação humana, para oferecer insights e impulsionar as vendas no varejo.

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Dentre as principais categorias responsáveis pelo recuo no faturamento da cesta foram o leite, óleo e café moído. Por outro lado, as que apresentaram o maior crescimento foram o arroz, farinha de mandioca e massas. 

Segundo o levantamento, o resultado se dá pela queda dos preços em 8,9% e das vendas unitárias em 4,1%.

Na contramão dos alimentos da mercearia básica, a categoria de bebidas tem contribuído positivamente para o crescimento dos varejos com uma alta de 10,6% no faturamento e de mais de 4,2% em vendas unitárias na cesta. 

As principais categorias que impulsionam a cesta de bebidas são as cervejas, os refrigerantes e os sucos prontos. 

De acordo com Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, apesar da melhora considerável dos indicadores macroeconômicos do país, com a taxa de desemprego em queda, por exemplo, o poder de compra ainda está sob o impacto dos últimos anos onde os preços aumentaram acima da renda média, estrangulando o bolso dos consumidores.

“Para atingirmos um crescimento expressivo, precisamos focar na geração de volume, entendendo no detalhe granular como podemos criar possibilidades de compra relevantes ao shopper,” comenta Priscila.

A diretora ainda complementa que com os dados da pesquisa o varejo e a indústria podem traçar uma estratégia minuciosa e ágil que possibilita o reajuste da rota mudando o curso do resultado dentro do mês, para atender as demandas do consumidor.

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TAGS:Radar Scanntech, Pesquisa, Scanntech, Varejo, Faturamento
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