SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

17/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Cerveja Vinho Ruptura Embalagens

Falta de garrafas gera risco de ruptura em cervejas e vinhos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/11/2020

Esforços para evitar falta de embalagem no último trimestre não chegam a ser novidade para fabricantes de vinhos e cervejas. Neste ano de pandemia, porém, o problema é ainda mais sério. Dados da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) mostram crescimento em torno de 35% a 40% nas vendas de vinhos e espumantes. Esse avanço, no entanto, poderia estar em torno de 50% caso as vinícolas tivessem garrafas suficientes para o envase.

[noticiasRelacionadas]

“Não temos o suficiente para atender uma demanda tão boa. E no mercado não há mais garrafa disponível para comprar”, relatou Alexandre Angonezi, diretor administrativo da Cooperativa Vinícola Garibaldi , em entrevista ao jornal Valor Econômico . A empresa havia se preparado para um aumento de 15% a 20% nas vendas, porém a alta registrada na procura foi de 30% entre julho e setembro e agora já está ainda maior. Para driblar o problema, a Garibaldi teve que importar 500 mil garrafas da Argentina. Para isso, porém, precisou pagar 20% acima do preço normal.

Nesse cenário de falta de um insumo básico, cresce o risco de ruptura no varejo. dados da Neogrid apontam índice médio de 11,6% na falta de vinhos nas lojas. Já em cervejas, categoria também afetada pelo problema de escassez de embalagens, a ruptura está em 18,92%.  “O nível de ruptura nunca foi tão alto. Todas as cervejarias apresentam falta de produtos no varejo”, analisou Robson Munhoz, vice-presidente da Neogrid , ao Valor Econômico. O problema atinge não só as garrafas de vidro, mas também as latas.

"Estamos enfrentando desafios pontuais com alguns insumos inerentes ao negócio, mas buscando junto aos fornecedores soluções para a normalização e menor impacto possível ao processo”, esclareceu o Sindicerv, que reúne indústrias cervejeiras. Entre as fabricantes de cerveja ouvidas pelo jornal, a Ambev informou que "segue atendendo seus clientes e tem feito um esforço extra para atender à demanda crescente”, enquanto a Cervejaria Petrópolis negou qualquer dificuldade em conseguir embalagens. Já a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) reconheceu que a falta de embalagens é mais grave para as micro e pequenas cervejarias.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:         LinkedIn        ,        Instagram        e        Facebook        !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Cerveja, Vinho, Ruptura, Embalagens
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Exclusiva: índice de ruptura chega em 12,8% em dezembroPesquisa

Exclusiva: índice de ruptura chega em 12,8% em dezembro

Minalba Brasil lidera inovação com embalagens acessíveisInclusão no Varejo

Minalba Brasil celebra o Dia da Deficiência Visual com embalagem em braille

Adobe Stock - Mulher - FarinhaPesquisa

Índice de ruptura aumenta para 13,4% em maio

Adobe Stock IA - RupturaRuptura

Entenda quais são os diferentes tipos de ruptura e como evitá-los

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados