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19/02/2025
Excelsior Alimentos identifica oportunidades em plataforma da Scanntech, aumenta distribuição em 10% e vende todo seu estoque
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por Scanntech
EM 07/03/2023
PRODUZIDO POR SA CONTENT
Era para ser uma ação comercial com potencial de aumentar as vendas em uma categoria estratégia para os negócios da Excelsior Alimentos, que atua no segmento de resfriados e congelados. Foi muito mais do que isso. Rapidamente as vendas cresceram tanto que chegou a faltar produto para atender tamanha demanda, situação prontamente resolvida com reforço na produção e na logística de entregas. "Tivemos um bom problema para resolver", conta Grasiela Dias, Coordenadora de Customer Service da Excelsior Alimentos.
A responsabilidade por esse desempenho histórico é dos dados assertivos da Scanntech, disponibilizados por meio da plataforma Scann View. As informações permitem, por exemplo, entender o tamanho de uma categoria e as tendências dos principais indicadores por microrregião, canais de venda, principais players e marcas, além do seu resultado em share, distribuição, preço e concorrência por rede, região, canal e loja. Isso para citarmos algumas das inúmeras possibilidades geradas pela solução. Todos os dados são acionáveis, ou seja, ao analisá-los torna-se possível saber quais as melhores ações a serem realizadas para ampliar os resultados.
Quer um exemplo prático? A Excelsior logo identificou oportunidade de comercializar os produtos da categoria estratégica em novas lojas. Como resultado das ações definidas com base em informações assertivas, a distribuição cresceu 10% (out/22 x out/21) e as vendas avançaram 40%, inclusive de itens premium, beneficiando a rentabilidade do varejo. No período de um ano, a Excelsior Alimentos conquistou crescimento de 8,2 pontos percentuais na categoria.
Outro benefício importante: mudou para melhor a relação da indústria com as redes varejistas e isso tem impactos positivos em distribuição, sortimento e precificação, fatores que influenciam positivamente o sell-in e o sell-out. Todo esse avanço, claro, tem relação direta com a inteligência de dados. "Hoje conseguimos fazer uma venda consultiva, e não simplesmente vender para repor o que o shopper comprou", resume Grasiela Dias.
Exatamente o que foi feito para alavancar a categoria considerada estratégica no portfólio de produtos. "Trabalhar com os dados certos gera confiança na relação com nossos clientes", percebe Grasiela. "Recentemente, um executivo da Excelsior preparou uma apresentação e, quando chegou na rede varejista, eles estavam exatamente com as mesmas informações", exemplifica a Coordenadora de Customer Service.
"Aos poucos o mercado vai percebendo que a indústria não quer uma relação que prejudique o cliente. Em vez de negociações às escuras, quanto mais dados estiverem na mesa, mais simples fica entender a demanda de mercado, evitar problemas como ruptura e gerar resultados conjuntos", completa Grasiela Dias.
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