ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Entenda quais são as principais lacunas nas estratégias digitais
POR Alessandra Morita
EM 31/05/2024

Foto: Adobe Stock
Pesquisa aponta quais são os maiores desafios das empresas de varejo. Cultura e uso de dados permanecem sendo um ponto de atenção importante
A grande maioria dos varejistas ainda precisa aprimorar suas estratégias digitais. É o que indica o levantamento “Radar da Transformação Digital no Brasil”, realizado pela consultoria BIP. Segundo Ricardo Saravalle, head de varejo e bens de consumo da BIP, o estudo aponta que boa parte dos varejistas brasileiros não vem explorando os pilares de transformação digital na sua totalidade, para criar o conceito de empresas ambidestras.
“Ao atuarem nessa nova realidade, os varejistas conseguiriam obter excelência na operação com uso de dados, digitalização de processos e novas formas de trabalho. Para preparar o futuro com foco na experiência do cliente, é necessário investir em inovação e aplicar as novas tecnologias para viabilizar novos modelos de negócio e desafiar o status quo”
RICARDO SARAVALLE - Head de varejo e bens de consumo da BIP
Confira a seguir os principais resultados do estudo
01. Estratégia
80%
dos varejistas
afirmam que a transformação digital vai proporcionar maior valor
aos produtos, marcas e serviços
02. Experiência do consumidor
83%
dizem que precisam reforçar a ideia de cliente no centro das decisões,
o que passa por consumidores, colaboradores e parceiros
30% pontuam que seus canais digitais são intuitivos e fáceis de usar
Foto: Adobe Stock
03. Soluções digitais
23% contam com as principais tecnologias emergentes implementadas, alcançando bons resultados
04. Inovação
30% dos varejistas dizem incentivar uma cultura voltada a todas as áreas no sentido de inovar
50% comentam ter desenvolvido as capacidades de inovação em suas empresas
05. Cybersegurança
81% dizem ter adotado políticas de segurança digital de maneira mais abrangente
14% afirmam ter práticas, ferramentas e governança implementadas para as principais dimensões de cybersegurança
06. Dados
17% somente utilizam
amplamente dados para tomada
de decisão na empresa
83% não investem na capacitação de colaboradores para aplicar tecnologias de forma eficaz
Foto: Adobe Stock
07. Novas formas de trabalho
17% apenas dos varejistas
afirmam que a colaboração digital
é amplamente adotada na empresa
33% reconhecem que utilizam amplamente a capacidade de agilidade na companhia
Notícias relacionadas

Mineira Verdemar adota programa para identificar novos fornecedores de alimentos

SA+ lança caderno especial para promover fornecedores do Rio Grande do Sul

Plataforma voltada para transformadores pode competir com grandes redes de supermercados e atacarejos
