SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

MAIO-2024: SA+ Fornecedores 2024

Entenda quais são as principais lacunas nas estratégias digitais

POR Alessandra Morita

EM 31/05/2024

Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

Pesquisa aponta quais são os maiores desafios das empresas de varejo. Cultura e uso de dados permanecem sendo um ponto de atenção importante


A grande maioria dos varejistas ainda precisa aprimorar suas estratégias digitais. É o que indica o levantamento “Radar da Transformação Digital no Brasil”, realizado pela consultoria BIP. Segundo Ricardo Saravalle, head de varejo e bens de consumo da BIP, o estudo aponta que boa parte dos varejistas brasileiros não vem explorando os pilares de transformação digital na sua totalidade, para criar o conceito de empresas ambidestras.

“Ao atuarem nessa nova realidade, os varejistas conseguiriam obter excelência na operação com uso de dados, digitalização de processos e novas formas de trabalho. Para preparar o futuro com foco na experiência do cliente, é necessário investir em inovação e aplicar as novas tecnologias para viabilizar novos modelos de negócio e desafiar o status quo”
RICARDO SARAVALLE - Head de varejo e bens de consumo da BIP

Confira a seguir os principais resultados do estudo


01. Estratégia


80% dos varejistas afirmam que a transformação digital vai proporcionar maior valor aos produtos, marcas e serviços


02. Experiência do consumidor


83% dizem que precisam reforçar a ideia de cliente no centro das decisões, o que passa por consumidores, colaboradores e parceiros


30% pontuam que seus canais digitais são intuitivos e fáceis de usar


Foto: Adobe Stock

03. Soluções digitais


23% contam com as principais tecnologias emergentes implementadas, alcançando bons resultados


04. Inovação


30% dos varejistas dizem incentivar uma cultura voltada a todas as áreas no sentido de inovar

50% comentam ter desenvolvido as capacidades de inovação em suas empresas


05. Cybersegurança


81% dizem ter adotado políticas de segurança digital de maneira mais abrangente


14% afirmam ter práticas, ferramentas e governança implementadas para as principais dimensões de cybersegurança


06. Dados


17% somente utilizam amplamente dados para tomada de decisão na empresa


83% não investem na capacitação de colaboradores para aplicar tecnologias de forma eficaz


Foto: Adobe Stock

07. Novas formas de trabalho


17% apenas dos varejistas afirmam que a colaboração digital é amplamente adotada na empresa


33% reconhecem que utilizam amplamente a capacidade de agilidade na companhia

COMPARTILHAR
TAGS:MAIO-2024: SA+ Fornecedores 2024
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Espaço bem-estar VerdemarVerdemar

Mineira Verdemar adota programa para identificar novos fornecedores de alimentos

Adobe Stock - IA - FábricaRio Grande do Sul

SA+ lança caderno especial para promover fornecedores do Rio Grande do Sul

Plataforma voltada para transformadores pode competir com grandes redes de supermercados e atacarejosCayena foodtech

Plataforma voltada para transformadores pode competir com grandes redes de supermercados e atacarejos

Programa possibilita que pequenos produtores acessem grandes varejistasHortifruti Natural da Terra

Programa possibilita que pequenos produtores acessem grandes varejistas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados