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Dados Proteção de Dados Legislação CRM

Empresas têm menos de um ano para se adaptar à Lei de Proteção de Dados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/08/2019

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entra em vigor em todo o Brasil em agosto de 2020, passando a regular a forma como as empresas devem tratar os dados dos brasileiros. A adaptação à nova legislação, sancionado em 2018, ainda tem sido uma verdadeira dor de cabeça para a maioria dos empresários.

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Pesquisa da Serasa Experian mostra que apenas 15,2% das empresas de todos os setores da economia já estão em conformidade com as novas regras. No levantamento, foram ouvidas 508 companhias de todos os portes. Entre as empresas com mais de 100 funcionários, 72% revelaram intenção de contratar serviços terceirizados para auxiliar na adequação à lei. 

O que fazer

Na opinião de Tiago Brack Miranda, especialista em segurança da informação da  Indyxa , a primeira iniciativa é entender e identificar quais dados são gerenciados e manipulados internamente, analisando como eles são armazenados e protegidos de eventuais ameaças. “As empresas devem começar o quanto antes, revisando seus processos, com a intenção de visualizar o que já está em conformidade com a lei, e o que ainda não está, a fim de ter tempo hábil para corrigir e evitar problemas futuros. Garantindo que a empresa tenha o total controle de todos os dados que coletam, desde o momento em que eles entram na empresa, até o momento em que são apagados”, explica.

A nova legislação prevê, entre outros aspectos, que as empresas garantam a segurança dos dados pessoais de seus clientes, comunicando ao órgão regulador sempre que ocorrer qualquer incidente com essas informações. Dependendo do tipo de problema ocorrido, caberá às empresas comunicar também diretamente aos titulares dos dados.

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TAGS:Dados, Proteção de Dados, Legislação, CRM
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