14/06/2025
Cases da Arasuper, Kellanova e Comercial Zaffari provam como o uso inteligente de dados pode aprimorar os resultados
POR Bárbara Fernandes
EM 03/06/2025

Fotos: Divulgação
Aqui você encontrará 3 cases de sucesso de uso de dados na prática. Confira abaixo!
01. Mais vendas - Arasuper x Neogrid
Com uma atuação concentrada no Acre e em Rondônia, o Arasuper possui 15 unidades. Diante de desafios na gestão de sortimento, desempenho dos produtos e abastecimento, a empresa implementou a solução VIU Varejo, da Neogrid, melhorando importantes indicadores.
A solução adotada padroniza processos e realiza verificações diárias em gôndola. Algo que propiciou a otimização do sortimento e o desenvolvimento de estratégias direcionadas a itens com desempenho abaixo do esperado.
Resultados
- R$ 4 milhões em valor de vendas de produtos que têm desenho crítico recuperados pela varejista.
- Queda de 36,5% no índice de itens classificados como "sem venda" em 11 meses
- 135.000 tarefas foram executadas com base em insights gerados pela solução da Neogrid
“A Neogrid tem nos apoiado de forma crucial, identificando problemas de estocagem e sinalizando diariamente os produtos com comportamento de venda alterado”, conta Rozeane Araújo, gestora comercial do Arasuper.
Segundo a varejista, o acompanhamento detalhado permite ações estratégicas, como pesquisas de preço e ajustes de exposição, assegurando a recuperação de vendas e a melhoria contínua dos resultados.
“Com o acesso aos dados diários, é possível fazer ajustes rápidos, aprimorar a exposição dos produtos e orientar decisões estratégicas que proporcionam maior assertividade na gestão do sortimento e no atendimento às demandas do consumidor”, fala Leandro Murta, head da BU Inteligência Comercial na Neogrid.
Leandro Murta, head da BU Inteligência Comercial na Neogrid. Foto: Divulgação
02. Inteligência comercial - Kellanova x Incube Metrics
A Kellanova, dona de marcas como Sucrilhos, Fruit Loops e Kellogg’s, tinha como um de seus principais obstáculos dados dispersos e não integrados no ERP. Isso dificultava o fornecimento de informações estratégicas e operacionais ao time comercial; pressionava o aumento da performance de vendas e de produtividade da equipe; e afetava o acompanhamento do crescimento acelerado da companhia.
Por isso, a empresa adotou o Data Lift, da Incube Metrics, com o objetivo de transformar sua operação comercial por meio da inteligência analítica. A tecnologia envolveu uma nova arquitetura de dados, automação de rotinas e aplicação de modelos analíticos preditivos.
Resultados
- Redução estimada de 80% no tempo que supervisores levavam para preparar materiais e gerenciar equipes
- Mais de 800 usuários ativos, incluindo diretores, supervisores e vendedores
- +15.000 acessos diários e crescimento de 500% sobre o mesmo período do ano anterior
- Aumento de 30% no número de visitas presenciais a pontos de venda
Em outras palavras, a Kellanova notou maior consistência nas entregas, otimização das rotinas de gestão de equipes, unificação do acesso à informação e uma visão de negócio detalhada na palma da mão.
“Isso nos permitiu acelerar o desenvolvimento de soluções, aumentar a eficácia na tomada de decisões e disponibilizar informações mais qualificadas e alinhadas às necessidades reais do negócio”, relatou Dyego Calabres, gerente de inteligência de negócios da Kellanova.
Para Ricardo Roza, diretor comercial da indústria, estruturar uma operação comercial baseada em inteligência analítica deixou de ser diferencial e se tornou essencial. “Agilizando diagnóstico e antecipando tendências, capacitamos a equipe com informações qualificadas e conseguimos elevar nossa eficiência operacional”, explica.
“Esse projeto mostra o quanto empresas podem se beneficiar com a construção adequada da cultura de Business Intelligence, que passa pelo desenvolvimento de pessoas e de ferramentas apropriadas”, conta Rafael Gomes, fundador e COO da Incube Metrics.
Rafael Gomes, fundador e COO da Incube Metrics. Foto: Divulgação
03. Oportunidade no sortimento - Stock Center x Scanntech
O Comercial Zaffari (RS), que possui hoje 36 lojas de atacarejo Stok Center e 9 supermercados Comercial Zaffari, enfrentava um baixo índice de vendas de ovos vermelhos por questões operacionais. A empresa então decidiu utilizar a ferramenta ScannView, que analisa o desempenho da categoria, com comparativos de mercado no nível de SKU individual, e as principais oportunidades de melhoria.
Resultados
- A varejista passou a vender 29% a mais que a média do mercado
- Registrou crescimento de 32,1% nas vendas, enquanto o mercado como um todo apresentou uma retração de 21,5%.
Consequentemente, houve um incremento no faturamento. “A ferramenta de análise da Scanntech tem uma grande importância na tomada de decisões das negociações, seja para ações de produto no PDV ou de cadastro e ativação de mix das lojas da rede”, contou Helinton Oliveira, gerente de FLV do Comercial Zaffari.
Tiago Vavassori, diretor de Inteligência do Varejo da Scanntech
“O processo, desde a identificação do problema até a observação dos resultados positivos no cliente, aconteceu em apenas dois meses. E a primeira avaliação já revelou uma resposta positiva ao plano de ação em torno do reajuste na distribuição dos ovos vermelhos para as lojas”, conta Tiago Vavassori, diretor de Inteligência do Varejo da Scanntech.
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