ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14/02/2025
Empresas devem personalizar o desenvolvimento de grupos minorizados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/02/2023
Foto: Stock Adobe
Estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company em seis países da América Latina, incluindo o Brasil, com mais de 5 mil pessoas diversas em quesitos como gênero, orientação sexual e condição socioeconômica mostra que a promoção de profissionais de grupos sub-representados acontece com menos frequência, principalmente por falta de iniciativas consistentes de inclusão.
[noticiasRelacionadas]
De acordo com a pesquisa, 65% dos participantes esperam que as empresas se envolvam com o tema, mas só um quinto reconhece a existência de ações na companhia em que atuam. Falta também ampliar o escopo: apenas um terço das companhias tem práticas focadas na diversidade socioeconômica.
O estudo define os indivíduos com condição socioeconômica menos favorável aqueles que enfrentaram insegurança alimentar, tiveram acesso limitado a serviços de saúde na infância ou na adolescência, estudaram ou têm pais que cursaram até o ensino médio.
Para Beatriz Federico, sócia associada da McKinsey, não basta apenas recrutar, é preciso criar oportunidades iguais de crescimento e qualificação. “É aqui que entram os programas afirmativos de mentoria”, afirma.
Muitos investidores levam em conta a performance das empresas em projetos ligados a aspectos sociais, de governança e de meio ambiente. Isso acontece por conta da consolidação da agenda ESG. “A diversidade tem relação direta com o resultado financeiro e com um ambiente de trabalho melhor. E uma empresa que olha com atenção para o tema tem quatro vezes mais probabilidade de contar com funcionários mais felizes”, afirma.
Outra pesquisa, esta realizada pela consultoria Korn Ferry com 28 líderes seniores negros de empresas listadas na Fortune 500, mostra que mais de 80% afirmam que ter um mentor é indispensável para a progressão da carreira, porque permite o aumento da exposição à alta gestão e acesso a mais oportunidades no mundo corporativo.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Três maiores players do segmento de conveniência inauguraram quase 1.000 lojas no Brasil em 2024

Varejo regional: 20 dos principais pequenos e médios players do setor apresentam crescimento médio de 20% ao ano

Fini anuncia novo diretor e espera ampliar em 30% a capilaridade do canal de vendas
