SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

#TopTrade2025: Super Maxi promove alta de até 140% nas vendas com reestruturação do calendário promocional

04/12/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

McKinsey & Company América Latina gênero Korn Ferry

Empresas devem personalizar o desenvolvimento de grupos minorizados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/02/2023

Foto: Stock Adobe

Estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company em seis países da América Latina, incluindo o Brasil, com mais de 5 mil pessoas diversas em quesitos como gênero, orientação sexual e condição socioeconômica mostra que a promoção de profissionais de grupos sub-representados acontece com menos frequência, principalmente por falta de iniciativas consistentes de inclusão.

[noticiasRelacionadas]

De acordo com a pesquisa, 65% dos participantes esperam que as empresas se envolvam com o tema, mas só um quinto reconhece a existência de ações na companhia em que atuam. Falta também ampliar o escopo: apenas um terço das companhias tem práticas focadas na diversidade socioeconômica.

O estudo define os indivíduos com condição socioeconômica menos favorável aqueles que enfrentaram insegurança alimentar, tiveram acesso limitado a serviços de saúde na infância ou na adolescência, estudaram ou têm pais que cursaram até o ensino médio.

Para Beatriz Federico, sócia associada da McKinsey, não basta apenas recrutar, é preciso criar oportunidades iguais de crescimento e qualificação. “É aqui que entram os programas afirmativos de mentoria”, afirma.

Muitos investidores levam em conta a performance das empresas em projetos ligados a aspectos sociais, de governança e de meio ambiente. Isso acontece por conta da consolidação da agenda ESG. “A diversidade tem relação direta com o resultado financeiro e com um ambiente de trabalho melhor. E uma empresa que olha com atenção para o tema tem quatro vezes mais probabilidade de contar com funcionários mais felizes”, afirma.

Outra pesquisa, esta realizada pela consultoria Korn Ferry com 28 líderes seniores negros de empresas listadas na Fortune 500, mostra que mais de 80% afirmam que ter um mentor é indispensável para a progressão da carreira, porque permite o aumento da exposição à alta gestão e acesso a mais oportunidades no mundo corporativo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook    

COMPARTILHAR
TAGS:McKinsey & Company, América Latina, gênero, Korn Ferry
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockBain & Company

Cerca de 70% dos consumidores notam uma alta no preço dos alimentos; entenda quais estratégias estão sendo utilizadas para reduzir as despesas

supermercado digitalInovação

Com 58% de adesão, Brasil lidera uso da IA generativa no consumo

Adobe Stock - homem celularCultura Digital

Entenda mais sobre o comportamento crescente que tem feito as marcas mudarem suas métricas e estratégias no digital

AdobeStock_1364724552Inovação

O próximo passo da inteligência artificial no varejo: eficiência com reconfiguração total dos processos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados