SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Há uma nova roda do poder no varejo alimentar?

16/10/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Comportamento do Shopper Consumo Hábitos de Compra Covid19 Coronavírus Covid-19

Em meio à pandemia, nem tudo é mudança de hábito

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/04/2020

A proliferação exponencial da Covid-19 trouxe desafios inéditos para toda a sociedade em tempos contemporâneos. O varejo alimentar, claro, sofreu impactos imediatos. Primeiro com lojas lotadas de shoppers em busca de itens básicos. Depois, tentando entender, dia após dia, novas movimentações e diferenças no comportamento de compras que chegam a desafiar antigas crenças.

[noticiasRelacionadas]

Muito tem sido dito sobre mudanças de hábitos por parte dos brasileiros. Sim, elas ocorrem, mas na perspectiva das próximas semanas e também do pós-pandemia, pode ser que nem todas as alterações se mantenham.

Essa questão apareceu durante a terceira edição do SA Varejo Webinar Series , realizada ontem (23/4), com executivos da indústria e do varejo. "A venda de alimentos saudáveis cresceu muito, mas é preciso ponderar que as lojas especializadas nesses produtos estavam fechadas", comentou Julio Cesar Lohn, Diretor Comercial do  Grupo Mundial Mix  e Presidente Executivo da  Rede Brasil de Supermercados . "Nós também nunca vendemos tantos cigarros", informou, lembrando que bares e outros estabelecimentos tradicionais na venda do produto não estavam de portas abertas por não serem consideradas atividades essenciais.

Nesse cenário tão complexo, é importante ficar atento em relação a cada nova nuance no comportamento do público para observar o que é, de fato, um novo comportamento e o que foi somente reação pontual ao momento de pandemia. E-commerce de alimentos, por exemplo, tende a manter vendas acima daquelas que eram registradas até o início deste ano. No entanto, passada a pandemia, os patamares tendem a ser mais baixos em comparação com os observados nos pedidos durante as últimas semanas.

Um ponto unânime entre varejistas e executivos da indústria que participaram das três edições do webinar promovido por SA Varejo é que, daqui pra frente, a colaboração entre os dois setores precisa se intensificar cada vez mais. "É ainda mais fundamental escolher os parceiros certos e ter transparência nas relações", resume Sergio Alvim, CEO de SA Varejo. "Nunca foi tão importante um JBP de verdadeiros parceiros e não de oportunistas. É preciso abrir números juntos e buscar o melhor para ambos por meio de uma conversa franca", completa Julio Cesar Lohn, do Mundial Mix e da Rede Brasil.   

A SA Varejo realiza, ao vivo, todas as quintas-feiras, debates online sobre os temas mais importantes para a cadeia de distribuição. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                    LinkedIn                   ,                   Instagram                   e                   Facebook                   !

     

COMPARTILHAR
TAGS:Comportamento do Shopper, Consumo, Hábitos de Compra, Covid19, Coronavírus, Covid-19
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

hibeConsumo

Ocasiões de consumo de itens de higiene e beleza crescem 15% no Brasil

produtos frios supermercadoConsumo

Vendas de supermercados e hipermercados caem mais que a média geral do varejo no 3º tri

Adobe Stock higiene hibeConsumo

Gastos com higiene e cuidados pessoais devem aumentar 11,2% em 2025

AdobeStock_1659315570_Editorial_Use_OnlyConsumo

Varejo alimentar mineiro cresce 6,2% em faturamento, apesar da queda em volume

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados