SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

transformação transformação na empresa cultura transformação cultural mindset

12 CEOs contam como realizar transformação cultural na prática

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/02/2020

A McKinsey ouviu 12 CEOs globais, de empresas de diver sas áreas, para entender o que funciona e o que não dá certo na hora de implementar uma mudança na empresa. O resultado foi um artigo , publicado no site da consultoria, escrito por Oliver Bladek e Tip Huizenga, respectivamente, executivo associado e sócio sênior do escritório de Sydney (Austrália), além de James Deighton, Alison Dunn e Wesley Walden, que são sócio, vice-presidente e sócio sênior na operação de Melbourne. Os autores explicam que o conceito de transformação utilizado diz respeito a um “programa intenso, abrangendo a organização inteira, para aprimorar o desempenho e melhorar a saúde organizacional”. E completam garantindo que poucos CEOs realizaram, de fato, uma mudança dessa magnitude.

 

40%

do valor médio gerado por um programa de transformação vem do aumento de receita

 

A seguir, os principais pontos do artigo

 

 

COMPROMETA-SE COM A TRANSFORMAÇÃO

Três recomendações são citadas como as mais relevantes no processo de mudança pelos líderes que participaram do estudo

01. Afirme sua convicção de que a empresa precisa mudar: é importante expressar claramente um ou dois motivos, ao menos, pelos quais a transformação é necessária

02. Apresente a mudança como uma etapa superior de desempenho: é importante que todos entendam que não se trata de um projeto. “Se você acha que poderá realizar uma transformação usando um modo de gerenciar do passado, é melhor não começar”, disse um dos executivos ouvidos

03. Defina uma ambição “desconfortável”, mas inspiradora, para a equipe e para as lideranças. Ou seja, a definição de metas ambiciosas, ainda que elas sejam “dolorosas”. Um dos CEOs entrevistados achou que os gestores adotaram uma postura “cínica” quanto ao nível exigido de performance. Outro afirmou que a equipe se preocupava se os objetivos definidos seriam possíveis de alcançar. Segundo os autores do artigo, muitas dessas crenças que limitam a mudança surgem da cultura existente

 

DESENVOLVA UMA NOVA MANEIRA DE TRABALHAR

O que pode ser feito de novo, na prática, segundo os executivos entrevistados

01. Invista em pessoas e na cultura desde o início: muitos CEOs lamentaram não ter agido dessa forma. “Não percebi a profundidade das mudanças que tínhamos de fazer na cultura para realizarmos a transformação com a qualidade que buscávamos”, afirmou um dos líderes ouvidos

02. Faça com que o envolvimento seja pessoal, para todos saberem por que ela está acontecendo: é importante que os funcionários de níveis mais básicos também se sintam empoderados. Nesse sentido, podem ser tomadas medidas das mais simples às mais complexas. “Celebramos as pequenas conquistas e relembramos às pessoas a importância potencial da transformação para cada uma delas pessoalmente”, contou um CEO

03. Exerça a nova disciplina de execução para ajudar as pessoas a enfrentar desafios futuros: embora resultados comerciais melhores sejam a meta ostensiva de toda transformação, a disciplina de execução é um subproduto inestimável, diz o estudo

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                      LinkedIn                     ,                     Instagram                     e                     Facebook                     !

COMPARTILHAR
TAGS:transformação, transformação na empresa, cultura, transformação cultural, mindset
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Implementação da Diretoria de Felicidade transforma o Grupo HEINEKENGrupo Heineken

Implementação da Diretoria de Felicidade transforma o Grupo HEINEKEN

7 dicas de Alexandre SlivnikEngajamento de Equipes

7 estratégias para alinhar sua equipe com o propósito da empresa

Missão Lisboa em 2024Varejo Europeu

Missão Lisboa é marcada por visitas ao Varejo Europeu e imersão na principal escola de Negócio de Portugal com discussão de tendências e novas capacidades para transformação das empresas

Carla Martins vice-presidente do SERACCultura Organizacional

Cultura organizacional supera estratégia nos momentos de crise, afirma executiva

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados