ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/05/2025
Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 02/05/2025

Foto: Divulgação
As oportunidades para vender online estão à disposição, mas as dificuldades surgem nos desafios operacionais do dia a dia. O insight foi compartilhado por Victor Maglio, diretor de e-commerce do GPA, durante o Congresso Alimentos & Bebidas promovido pelo E-Commerce Brasil.
Desde 1997, a empresa investe em vendas pela internet. A cultura, no entanto, ainda não estava digitalizada. A grande preocupação era acompanhar a concorrência com outras varejistas do setor. “É difícil criar uma cultura digital dentro da empresa quando ela não tem sinergia com a operação cotidiana e se afasta demais da compreensão da diretoria”, aponta Maglio. Durante a pandemia de Covid-19, no entanto, não houve alternativa.
Victor Maglio, diretor de e-commerce do GPA, durante o Congresso Alimentos & Bebidas promovido pelo E-Commerce Brasil. Foto: Divulgação
Dois anos depois, com a chegada de novas diretorias à empresa, o digital parou de ser um projeto engavetado no GPA e passou a fazer parte de uma cultura diária. Segundo Maglio,hoje essa frente contribui inclusive com a rentabilidade da loja física.
Um dos fatores que auxiliou na implementação de estratégias foi compreender o perfil do consumidor. “Se soubermos tratar o cliente bem, ele vai continuar comprando conosco cada vez mais. Podemos dizer para o cliente que o profissional que está na loja está bem capacitado para atender à demanda da compra, mesmo quando se trata da escolha de perecíveis, mesmo em entregas realizadas em algumas horas.”
Hoje, o digital representa uma fatia significativa das compras do GPA, sendo o segundo canal mais lucrativo da companhia. Para se ter uma ideia, em 2024 houve um aumento de 18% nas vendas pelo e-commerce da empresa, em relação a 2023. Já no último trimestre de 2024, o crescimento foi de 16,2% na receita e de 12,2% na penetração.
Em relação às inovações, Maglio destacou que em primeiro lugar o GPA focou em ter o básico bem-feito e a confiança do board, acionistas e clientes. Agora, a empresa busca novas estratégias que aumentem a produtividade via inteligência artificial.
Essa ferramenta tem sido aplicada na busca – uma vez que 70% das jornadas de compra hoje se iniciam com a busca – e no cadastro de produtos. “Garanta que o consumidor tenha todas as informações que precisa, com boas imagens, e que não tenha que sair do site ou aplicativo para saber mais sobre esse produto. A IA é uma grande aliada nesse sentido”, indicou o executivo.
Por fim, Maglio enfatizou a importância de automatizar as análises de dados para estruturar e testar estratégias sem sobrecarregar os times, promovendo campanhas mais ágeis e assertivas.
Notícias relacionadas

Expansão de lojas de proximidade acelera com crescimento de centros comerciais

Processo de seleção pode contribuir para retenção de profissionais no varejo

Assaí corta pela metade projeção de novas lojas para 2026
