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Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/05/2025

Loja Pão de Açúcar Hípica_Campinas

Foto: Divulgação 

 

As oportunidades para vender online estão à disposição, mas as dificuldades surgem nos desafios operacionais do dia a dia. O insight foi compartilhado por Victor Maglio, diretor de e-commerce do GPA, durante o Congresso Alimentos & Bebidas promovido pelo E-Commerce Brasil.

 

Desde 1997, a empresa investe em vendas pela internet. A cultura, no entanto, ainda não estava digitalizada. A grande preocupação era acompanhar a concorrência com outras varejistas do setor. “É difícil criar uma cultura digital dentro da empresa quando ela não tem sinergia com a operação cotidiana e se afasta demais da compreensão da diretoria”, aponta Maglio. Durante a pandemia de Covid-19, no entanto, não houve alternativa.


Victor Maglio, diretor de e-commerce do GPA, durante o Congresso Alimentos & Bebidas promovido pelo E-Commerce Brasil. Foto: Divulgação

Dois anos depois, com a chegada de novas diretorias à empresa, o digital parou de ser um projeto engavetado no GPA e passou a fazer parte de uma cultura diária. Segundo Maglio,hoje essa frente contribui inclusive com a rentabilidade da loja física.

 

Um dos fatores que auxiliou na implementação de estratégias foi compreender o perfil do consumidor. “Se soubermos tratar o cliente bem, ele vai continuar comprando conosco cada vez mais. Podemos dizer para o cliente que o profissional que está na loja está bem capacitado para atender à demanda da compra, mesmo quando se trata da escolha de perecíveis, mesmo em entregas realizadas em algumas horas.”

 

Hoje, o digital representa uma fatia significativa das compras do GPA, sendo o segundo canal mais lucrativo da companhia. Para se ter uma ideia, em 2024 houve um aumento de 18% nas vendas pelo e-commerce da empresa, em relação a 2023. Já no último trimestre de 2024, o crescimento foi de 16,2% na receita e de 12,2% na penetração

 

Em relação às inovações, Maglio destacou que em primeiro lugar o GPA focou em ter o básico bem-feito e a confiança do board, acionistas e clientes. Agora, a empresa busca novas estratégias que aumentem a produtividade via inteligência artificial.

 

Essa ferramenta tem sido aplicada na busca – uma vez que 70% das jornadas de compra hoje se iniciam com a busca – e no cadastro de produtos. “Garanta que o consumidor tenha todas as informações que precisa, com boas imagens, e que não tenha que sair do site ou aplicativo para saber mais sobre esse produto. A IA é uma grande aliada nesse sentido”, indicou o executivo.

 

Por fim, Maglio enfatizou a importância de automatizar as análises de dados para estruturar e testar estratégias sem sobrecarregar os times, promovendo campanhas mais ágeis e assertivas.

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TAGS:Gestão e negócios,GPA,E-commerce,Transformação digital, Inteligência Artificial
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