Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a áreaSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Betthavale marca nova etapa em produtos de limpeza

16/06/2025

NEWSLETTER

Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a áreaSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão e negóciosGPAE-commerceTransformação digital Inteligência Artificial

Com aumento de 18% nas vendas do e-commerce, GPA compartilha estratégias para fortalecer a área

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 02/05/2025

Loja Pão de Açúcar Hípica_Campinas

Foto: Divulgação 

 

As oportunidades para vender online estão à disposição, mas as dificuldades surgem nos desafios operacionais do dia a dia. O insight foi compartilhado por Victor Maglio, diretor de e-commerce do GPA, durante o Congresso Alimentos & Bebidas promovido pelo E-Commerce Brasil.

 

Desde 1997, a empresa investe em vendas pela internet. A cultura, no entanto, ainda não estava digitalizada. A grande preocupação era acompanhar a concorrência com outras varejistas do setor. “É difícil criar uma cultura digital dentro da empresa quando ela não tem sinergia com a operação cotidiana e se afasta demais da compreensão da diretoria”, aponta Maglio. Durante a pandemia de Covid-19, no entanto, não houve alternativa.


Victor Maglio, diretor de e-commerce do GPA, durante o Congresso Alimentos & Bebidas promovido pelo E-Commerce Brasil. Foto: Divulgação

Dois anos depois, com a chegada de novas diretorias à empresa, o digital parou de ser um projeto engavetado no GPA e passou a fazer parte de uma cultura diária. Segundo Maglio,hoje essa frente contribui inclusive com a rentabilidade da loja física.

 

Um dos fatores que auxiliou na implementação de estratégias foi compreender o perfil do consumidor. “Se soubermos tratar o cliente bem, ele vai continuar comprando conosco cada vez mais. Podemos dizer para o cliente que o profissional que está na loja está bem capacitado para atender à demanda da compra, mesmo quando se trata da escolha de perecíveis, mesmo em entregas realizadas em algumas horas.”

 

Hoje, o digital representa uma fatia significativa das compras do GPA, sendo o segundo canal mais lucrativo da companhia. Para se ter uma ideia, em 2024 houve um aumento de 18% nas vendas pelo e-commerce da empresa, em relação a 2023. Já no último trimestre de 2024, o crescimento foi de 16,2% na receita e de 12,2% na penetração

 

Em relação às inovações, Maglio destacou que em primeiro lugar o GPA focou em ter o básico bem-feito e a confiança do board, acionistas e clientes. Agora, a empresa busca novas estratégias que aumentem a produtividade via inteligência artificial.

 

Essa ferramenta tem sido aplicada na busca – uma vez que 70% das jornadas de compra hoje se iniciam com a busca – e no cadastro de produtos. “Garanta que o consumidor tenha todas as informações que precisa, com boas imagens, e que não tenha que sair do site ou aplicativo para saber mais sobre esse produto. A IA é uma grande aliada nesse sentido”, indicou o executivo.

 

Por fim, Maglio enfatizou a importância de automatizar as análises de dados para estruturar e testar estratégias sem sobrecarregar os times, promovendo campanhas mais ágeis e assertivas.

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão e negócios,GPA,E-commerce,Transformação digital, Inteligência Artificial
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GPA segue expansão do Minuto Pão de Açúcar com abertura de primeira loja em Vinhedo (SP)Varejo de Proximidade

GPA leva bandeira de proximidade para região inédita de SP

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáGestão e negócios

Assaí conquista 1º lugar em rankings de força de marca do varejo alimentar

Pão de Açúcar - Dia dos NamoradosSazonalidade

GPA aposta no simples como estratégia de trade para o Dia dos Namorados

PáscoaSazonalidade

Mais da metade dos consumidores pretendem gastar até R$ 150 nos supermercados cariocas para o Dia dos Namorados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados