SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova empresa de retail media já está em 14 redes varejistas com 700 telas e foco no uso estratégico de dados

17/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

TOTVS

2018: o ano do varejo multicanal

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 26/04/2018

 “Muitas redes estão desenvolvendo projetos nesse sentido e esse novo modelo vai ganhar força ao longo do ano”, prevê Bruno Primati, diretor de Consumer da TOTVS, divisão de soluções de varejo da TOTVS. O desafio é oferecer uma experiência de consumo consistente para os clientes em todas as plataformas e também nas lojas físicas. 

Essa tendência virá acompanhada pelo uso crescente de análise de dados e inteligência artificial aplicada ao varejo. “Em 2018, as redes varejistas vão começar a passar da fase de coleta de dados para a exploração prática dessas informações”, diz Primati. Isso cria a possibilidade de se personalizar, de fato, as ofertas para o cliente. 
“Estamos falando de precificação dinâmica e ofertas ligadas diretamente aos hábitos de consumo, muito mais eficientes do que as ‘compras sugeridas’ atualmente pelos sites de e-commerce. Uma loja de moda, por exemplo, pode estudar os hábitos do consumidor para lançar coleções de forma mais assertiva.”

PDV móvel
O uso de PDVs móveis nas lojas brasileiras também deve crescer este ano. “É um movimento que começou em 2017, mas que tende a se intensificar”, explica Primati. Com o PDV móvel, quem atende o cliente acompanha todo o processo e fecha a venda.
Além de servir para um atendimento mais ágil e sem filas, os PDVs móveis podem ser integrados aos sistemas de informação, para ser usados na personalização de ofertas e para aumentar a eficiência dos programas de fidelização. “O aparelho pode ser usado para identificar os clientes que participam do programa e, então, sugerir que o vendedor faça ofertas individualizadas para o cliente”, diz Primati.
O executivo da TOTVS observa ainda uma tendência de mudança estrutural no varejo brasileiro. Uma transformação mais lenta, mas que começa a ficar mais visível. “Os supermercados estão migrando para um modelo de mercados menores, de conveniência, mais próximas do dia a dia do consumidor”, diz Primati. “Ao mesmo tempo, a tendência é de que as grandes lojas sejam mais aproveitadas para retirada de produtos, na integração com a venda pela internet, transformando-se quase em centros de distribuição.”
Enquanto isso, os shopping centers reduzem a área dedicada a lojas tradicionais e aumenta o espaço para gastronomia, lazer e entretenimento. “Ao mesmo tempo, o layout das lojas muda, para um modelo mais leve e agradável, em que o consumidor vai mais para conhecer, do que necessariamente para comprar”, diz. “Esse conceito vem sendo muito bem explorado pela Apple em suas lojas. É um ambiente em que o cliente tem prazer em ficar.”

Marketplaces
Primati também vê grande espaço para o crescimento do e-commerce no Brasil em 2018, especialmente por meio dos marketplaces. “O comércio eletrônico representa apenas 4% do varejo brasileiro. Nos Estados Unidos, essa participação é de 13% e na China, de 20%”, compara. “Ainda há muito mercado para se explorar.”
Do ponto de vista da economia, Haroldo Monteiro, coordenador do MBA de Varejo do IBMEC-RJ, prevê um crescimento de 3% a 4% no setor em 2018. “A inflação em 2017 foi baixa, o que preservou a renda do consumidor e a economia está em recuperação”, avalia. Segundo ele, o crescimento das vendas não será espetacular e o ano será volátil por causa das eleições. Mas empresas do setor cortaram custos e fizeram o dever de casa durante a crise. “Isso vai facilitar a recuperação do varejo”, diz.
Monteiro acrescenta ainda que a alta será mais forte no comércio eletrônico, que ignorou completamente o período de recessão. “É um segmento do varejo que vai continuar crescendo expressivamente este ano”, conclui.

COMPARTILHAR
TAGS:TOTVS
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Em busca de mais eficiência, supermercados investem em soluções Grupo Carone

Em busca de mais eficiência, supermercados investem em soluções

Pesquisa aponta que consumidores têm feito mais compras de emergência com cestas menoresPesquisa

Pesquisa aponta que consumidores têm feito mais compras de emergência com cestas menores

Varejistas não exploram tecnologias para gestão de estoque e logísticaTotvs

Varejistas não exploram tecnologias para gestão de estoque e logística

Otimização de processos de logísticaTOTVS

Otimização de processos de logística

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados