SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Neogrid IA Inteligência Artificial Tecnologia Bain & Company OpenAI

Do GC a geração de sell out: como os supermercados podem usar inteligência artificial na prática

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/11/2023


Foto: Adobe Stock

As aplicações no varejo da inteligência artificial (IA) generativa estão apenas no começo, mas avançam rapidamente. “Ninguém mais quer o chatbot limitado, que pede: ‘digite 1 para falar com o canal de vendas’; ‘digite 2 para falar com atendimento ao consumidor’ e não tem capacidade de resolver qualquer questão mais complicada”, afirma Lucas Brossi, head de Advanced Analytics na Bain & Company da América do Sul, que proferiu uma conferência na sede da Neogrid sobre o assunto na última semana. “A inteligência artificial generativa já é o presente".

[noticiasRelacionadas]

Desde 2022 a Bain & Company é parceira da OpenAI, empresa de pesquisa e implantação por trás dos sistemas de inteligência artificial ChatGPT, DALL·E e Codex. As tecnologias da OpenAI foram incorporadas aos sistemas internos de gerenciamento de conhecimento, pesquisas e processos. “O foco é sempre na eficiência e na busca por obter para os clientes um desempenho extraordinário a partir da análise de dados”, diz Brossi, profissional responsável pelas áreas de data Science e machine learning, com mais de 20 anos de experiência no manejo da inteligência artificial.

Sob medida

“O potencial de uso da IA nos negócios é gigantesco, infinito. Ao emular as respostas reais que seriam dadas por um ser humano, contando com o volume de dados que é capaz de analisar simultaneamente, chegamos a soluções incrivelmente eficientes, como criar anúncios de produtos sob medida para alguém da geração millennial (pessoas nascidas entre 1981 a 1995)” ou pedir que faça um resumo dos principais comentários postados pelos consumidores naquele dia, revelando padrões e sugerindo estratégias para sanar eventuais insatisfações apontadas”, exemplifica o especialista da Bain & Company.

De acordo com Brossi, a IA pode ser útil no varejo supermercadista principalmente nesses fatores:

1 - Na criação de catálogos de produtos
2 - Para obter e analisar impressões de consumidores em relação à experiência de compra, para descobrir novos produtos
3 - Na organização de gôndolas
4 – No gerenciamento e readequação de categorias
5 – Em capacitações
6 – Em todo o escopo da cadeia de suprimentos
7 – No engajamento e aquisição, além de suporte e criação de estratégia de vendas, entre outros

Exemplo prático: venda de itens para churrasco

Para que o público pudesse visualizar uma aplicação prática, o time da Bain & Company apresentou no evento um exemplo de uso da IA generativa para a elaboração de um potencial churrasco para 20 pessoas, sendo que duas seriam veganas. A ferramenta trouxe rapidamente uma lista de compras com carnes, vegetais para a salada e bebidas, sendo que para os veganos foi sugerida proteína de soja. Quando o usuário informou que o valor da compra excederia o orçamento, a IA então trocou a carne a servida, de picanha por alcatra, reduzindo a conta do supermercado de R$ 600 para R$ 500. 


Foto: Divulgação

Algumas empresas globais já fazem regular da IA. Carrefour, Coca-Cola, Microsoft, Spotify, entre outras. Um case considerado particularmente bem-sucedido foi executado pela Mondelez na Índia. A empresa lançou um comercial com vídeos gravados por uma celebridade local. A peça foi customizada, com ajuda da IA, por milhares de pequenos negócios, que usaram as peças em suas redes sociais. 

Ao aproveitar as fontes dos chamados dados não estruturados, a IA pode compreender intenções, planejar, gerar conteúdo (texto, imagem, código de computador, áudio, vídeo) e interagir com outros sistemas. Brossi considera, no entanto, que é preciso avançar no campo da ética, do aprendizado e do julgamento, uma vez que as máquinas ainda não conseguem fazer uma análise 100% segura do caráter e das intenções de uma pessoa ou de sistemas maliciosos, o que pode ser perigoso quando envolve transações de crédito, por exemplo, dentro das quais podem ser inseridos modelos de fraudes. 

Algumas redes já fazem uso de IA, como é o  caso do SuperNosso  e do  Cencosud .

Patrimônio em dados

“Hoje, os dados são o maior ativo das organizações”, resume Jean Carlo Klaumann, CEO da Neogrid. Com carteira de clientes que reúne 444 mil varejos físicos e mais de 2,5 mil online, a Neogrid armazena seis petabytes (PB) de dados, o que significa 1015 bytes (10 elevado à potência 15) ou 1.000 terabytes.  “Queremos usar todo esse volume de informações de que dispomos para integrar indústrias, varejos e distribuidores em sistemas inteligentes, que beneficiem a todos”, diz. 

De acordo com a agência Euromonitor, o varejo brasileiro movimenta R$ 1,7 trilhão anualmente, sendo 40% dessa cifra representada pelo varejo alimentar. “A inteligência artificial nos aproxima dos consumidores, cada vez mais exigentes e diversos, ao possibilitar o trânsito confortável pela omnicanalidade, pelos novos formatos (como vendas por mídias sociais) e até criar soluções para anseios de consumo consciente, por exemplo”, diz o CEO. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn    Instagram   e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Neogrid, IA, Inteligência Artificial, Tecnologia, Bain & Company, OpenAI
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Adobe Stock - Loja de proximidadePesquisa

Três maiores players do segmento de conveniência inauguraram quase 1.000 lojas no Brasil em 2024

Adobe Stock AtacarejoPesquisa

Mais da metade dos consumidores acreditam que os atacarejos têm a maior qualidade e variedade de produtos

Adobe StockPesquisa

Varejo regional: 20 dos principais pequenos e médios players do setor apresentam crescimento médio de 20% ao ano

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados