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Consumer Insights Kantar energéticos cerveja

Consumo de energéticos cresceu 32% e de refrigerantes caiu

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 06/05/2022

Foto: Divulgação

O estudo Consumer Insights 2021, realizado pela Kantar, mostra que o consumidor está mais aberto à experimentação de novos produtos e em busca de indulgência. Essa tendência está em alta no mercado de bebidas. No ano passado, o consumo de energéticos cresceu 32% ante 2020, com destaque para o segmento de lata, que registrou expansão de 38%.

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Já categorias mais robustas, como refrigerantes, cervejas e suco em pó, apresentaram queda de 1,3% de unidades. Mesmo assim, a média de bebidas na cesta dos compradores cresceu de 5,5 itens em 2019 para 6 em 2021. 

O consumo de água, por sua vez, reflete as diferentes realidades socioeconômicas do País. A bebida de filtro e torneira ganhou popularidade entre todas as classes sociais, principalmente C, D e E, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Já a água mineral cresceu principalmente via classe C, na região do Rio de Janeiro. As embalagens mais compradas são as que têm menos de cinco litros.

A pesquisa mostra ainda que mesmo com a abertura do comércio, o consumo de cerveja segue forte dentro de casa. Comparado ao período pré-pandemia, a categoria teve aumento de 62% de ocasiões de compra para casa no último trimestre de 2021.

Outra mudança é em relação aos formatos e embalagens. Os rótulos premium são impulsionados por latas (de até 349 ml) e garrafas, consumidas individualmente ou entre duas pessoas. Essas opções figuram entre as favoritas das mulheres, que são responsáveis por 51% do crescimento dessas bebidas.

Já as cervejas de marcas mainstream tendem a ser compartilhadas entre duas a quatro pessoas. Os rótulos são impulsionados, principalmente, pelas latas de 350 ml e latões. Neste caso, o público masculino responde por 90% do crescimento desse segmento.

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TAGS:Consumer Insights, Kantar, energéticos, cerveja
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