SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Alimentos Orgânicos Instituto Organis Produtos Orgânicos Orgânicos ESG

Consumidores preferem comprar orgânicos em seções específicas nos supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/06/2023


Foto: Aquivo SA+

Entre 2021 e 2023 houve um crescimento de 16% no consumo de alimentos orgânicos, e a cada mil brasileiros, 360 declaram que consomem produtos orgânicos. É o que aponta a pesquisa “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023” divulgada no 17º Fórum Internacional de Produção Orgânica e Sustentável, encerrado na última quinta (15/06).

[noticiasRelacionadas]

O levantamento foi realizado pelo Instituto Organis , um centro de estudos sobre sustentabilidade e alimentação saudável, e fornece um panorama para produtores conduzirem seus negócios. Entre os dados levantados se destaca o fato de que 46% da população nacional consome alimentos orgânicos atualmente. Entre as regiões do Brasil, o Nordeste apresentou o maior crescimento no percentual de consumo entre 2021 e 2023 - de 32% para 45%.Já o Centro-Oeste, saiu de 39% para 42%, seguido pelo Sudeste, que teve um aumento de 26% para 30%. A região Norte teve um aumento de 1% e agora se encontra com 16%, enquanto o Sul manteve seu percentual de 39%.

Os fatores associados ao aumento no consumo desses alimentos são a procura por opções mais saudáveis e a conscientização, principalmente das gerações mais jovens, sobre o meio ambiente. Essa população, que vem dominando o mercado, está atenta às questões de ESG, como a sustentabilidade do planeta, mas também a inclusão social e geração de novos negócios. Eles buscam alimentos e produtos no geral mais naturais, sem crueldade animal, e sem conservantes ou aditivos químicos. “Os consumidores estão buscando alimentos livres de agrotóxicos e priorizando uma alimentação equilibrada e nutritiva”, comenta Cobi Cruz, diretor executivo da Organis à imprensa.

Ainda de acordo com o levantamento, o principal local de compra são os supermercados. Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são, respectivamente, a banana, a batata e o alface. Entre os entrevistados, 83% dos consumidores preferem ver esses produtos em seções específicas e 13% demonstraram achar importante o selo de certificação de orgânico na embalagem

A maior parte dos consumidores também está de acordo com os preços elevados dos produtos, pois, para eles, a produção sem agrotóxico demanda maior tempo e é realizada em menor escala, dando prioridade a qualidade em detrimento da quantidade. Sendo assim, 43% das pessoas disseram estar dispostas a pagar 20% a mais nesses produtos em relação aos outros. 

O levantamento completo esta disponível no site do Instituto Orgis e pode ser acessado pelo link

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn,     Instagram     e     Facebook 

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Alimentos Orgânicos, Instituto Organis, Produtos Orgânicos, Orgânicos, ESG
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - StoreTendências

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

Adobe StockSaudabilidade

Venda de produtos saudáveis cresce no varejo alimentar, com destaque para os proteicos

Prateleira com produtos de higiene e beleza do Adobe StockPesquisa

Apesar de alta nos preços, produtos premium crescem quase 6% em vendas

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de NatalConsumo de Panetone

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de Natal

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados