SA+ Ecossistema de Varejo

supermercado online compras online loja física consumidor omnichannel varejo alimentar

52% dos consumidores abandonaram os supermercados online

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/09/2023


Fotos: Adobe Stock

Nos primeiros três meses deste ano, a queda nas vendas online foi de 1%, enquanto em número de compradores a retração foi bem maior: 14%.  Modelos preditivos e inteligência artificial podem ajudar os varejistas a identificar potenciais clientes omnichannel.


Fotos: Adobe Stock

A pesquisa da SymphonyAI Retail CPG indica que, ao converter 5,5% dos clientes de uma loja, identificados como potenciais usuários de vários canais, é possível atingir um crescimento adicional de 1% na receita total do varejista .

“As perdas no comércio eletrônico não vêm de clientes que foram forçados a ficar online durante o auge da pandemia, mas sim daqueles que optaram pela internet após a pandemia. É fundamental que os varejistas entendam a dinâmica do consumidor e suas necessidades rapidamente para obter sucesso no canal online", avalia Laetitia Berthier, chefe de engajamento do cliente da SymphonyAI Retail CPG.

Saiba o que mais a pesquisa identificou:

60% dos clientes que deixaram os supermercados online estão voltando para lojas físicas

40% desse total não faz mais compras no varejo que costumava frequentar

71% dos clientes foram identificados como omnichannel

15% a 18% de aumento nas vendas entre os clientes que frequentam diversos canais

9% a mais em gastos dos consumidores omnichannel em relação às pessoas que compram apenas nas lojas físicas

Matéria publicada originalmente na edição de setembro.    

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn,   Instagram  Facebook   

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:supermercado online, compras online, loja física, consumidor, omnichannel, varejo alimentar, comportamento de consumo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semanaGestão e negócios

Supermercado 100% online deixará o país na próxima semana

St Marche - Bernardo Ouro PretoSupermercado premium

“Queremos encantar o cliente, como na Disneylândia”, diz CEO do St Marche

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejoSustentabilidade no Varejo

Economia circular: estratégia sustentável e lucrativa no varejo

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercadosSupermercados 2025

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados