SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hipermercados e supermercados apresentam queda de 3,9% nas vendas em fevereiro

13/03/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumer Pulse 2024 Bain & Company Pesquisa Consumo Alimentos saudáveis

Consumidor está disposto a pagar até 23% a mais por alimentos sustentáveis

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/03/2024


Foto: Adobe Stock

Preocupados com o meio ambiente e pautas de sustentabilidade, os consumidores estão adotando cada vez mais hábitos saudáveis no seu dia a dia e o desembolso que estão dispostos a ter com produtos que estejam alinhados a esses valores, como alimentos frescos ou embalados, pode ser até 23% maior do que com os itens padrões.

[noticiasRelacionadas]

Contudo, o preço cobrado pelas empresas é maior do que o consumidor está disposto a pagar. No caso do peito de frango, por exemplo, o valor do produto sustentável (orgânico e/ou certified humane) é 83% maior do que o comum, já em relação ao substituto vegano esse valor cresce ainda mais, com aumento de 395% em relação a versão original. O mesmo se repete com os ovos, que apresentam acréscimo de 29% na versão sustentável e de 35% na opção à base de plantas.

Os dados contemplam a pesquisa Consumer Pulse 2024 desenvolvida pelo Bain & Company que avaliou como os consumidores brasileiros estão pensando e agindo. O levantamento demonstra que os brasileiros estão cada vez mais em busca de consumir itens naturais, orgânicos, ricos em proteína e produzidos localmente, com reduções expressivas em itens com alto teor de açúcar (-63%), gordura e sal (-60% cada), caloria (-54%) e glúten (-50%).

Esse movimento foi incentivado pela nova lei de rotulagem que prevê a implementação de uma lupa na embalagem que indique se o item é alto em algum componente que pode ser prejudicial para saúde como sódio, gordura saturada ou açúcar.

Segundo a pesquisa, 24% das pessoas afirmam que já desistiram de uma compra ao se deparar com o aviso e 22% compraram o alimento, porém planeja reduzir seu consumo futuramente. Em contrapartida, 34% reconsideraram o consumo, mas mesmo assim adquiriu o item e 20% continua comprando os itens normalmente.

Dentre as gerações e nível socioeconômico, os boomers e a população de baixa renda foram as que mais desistiram das compras ao ver a nova rotulagem, e a geração Z, millenials e população de alta renda foram as que mais continuaram as compras normalmente.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Consumer Pulse 2024, Bain & Company, Pesquisa, Consumo, Alimentos saudáveis
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockPesquisa

Hipermercados e supermercados apresentam queda de 3,9% nas vendas em fevereiro

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar - Adobe StockOportunidade de vendas

Inflação faz com que alimentos e bebidas entrem na lista de itens mais buscados durante a Semana do Consumidor

Cafés na prateleira de um supermercadoPesquisa

Varejo alimentar registra aumento de 3,3% no faturamento em fevereiro

Pesquisa MindMinersConsumo Alimentar

Pesquisa revela fatores que influenciam o consumo de alimentos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados