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Datas sazonais são decisivas para vendas de alimentos e bebidas no e-commerce

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/06/2025

Alimentos e bebidas se consolidam entre as categorias mais compradas no e-commerce

Foto: Adobe Stock


Que alimentos e bebidas vêm ganhando cada vez espaço nas compras online, não é novidade. Mas, de acordo com um estudo da NielsenIQ, o e-commerce se destaca especialmente em datas sazonais.


Uma das mais importante para o canal é a Black Friday. Segundo dados da edição 51 do relatório Webshoppers, esses produtos ocuparam o quarto lugar entre as categorias mais compradas, com 21,3% de participação nas vendas, no período durante o ano passado. O crescimento foi de 24,8% em faturamento. 


Outro exemplo foi o Dia da Criança, quando as vendas online de itens de supermercados com aderência na data subiram 48,6%. Já no Dia dos Pais, a alta foi de 36,3%. 


Empresas digitais x varejo tradicional com e-commerce


O levantamento da NielsenIQ também aponta que as varejistas puramente digitais (Pure Plays) se destacam nas vendas de alimentos e bebidas. Esses produtos representam 41,9% das suas vendas, ocupando a quarta posição no ranking de categorias mais comercializadas. Já entre os varejistas com operação híbrida, a categoria apresentou crescimento de 0,9% no comparativo com o período anterior.


A pesquisa também mostra movimentações importantes no comportamento de uso de aplicativos de supermercado. Em 2024, a parcela de usuários classificados como low users (que acessam os apps de 1 a 3 vezes por mês) foi de 22,7%, levemente abaixo dos 24% registrados em 2023. Já os heavy users (de 7 a 10 vezes no mês) caíram de 7,6% em 2023 para 2,4% em 2024. O grupo que utiliza os aplicativos praticamente todos os dias permaneceu estável, com 0,5% em ambos os anos.


Insights


Apesar de os nativos digitais terem um vantagem na venda de alimentos e bebidas, o varejo alimentar que opera o e-commerce precisa calibrar as suas estratégias e buscar formas de atrair e fidelizar seus clientes para suas plataformas digitais.


Outro aspecto importante é criar ações diferenciadas nas datas sazonais, focando produtos que estão entre os mais buscados pelos clientes nas datas. Utilize ferramentas para divulgar no site as possibilidade de presentes para a data e faça parceria com seus fornecedores. 


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TAGS:Consumo, NielsenIQ, Black Friday
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