ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25/04/2025
Conheça os principais motivos de quebras operacionais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/07/2019
Nos diferentes segmentos do varejo nacional, 36% das perdas ocorrem em razão das quebras operacionais. É, com folga, o principal fator de desperdício no setor. Para termos uma ideia da dimensão do problema, somados, os furtos internos e externos representam 31% das ocorrências de perda, cinco pontos percentuais atrás das quebras.
[noticiasRelacionadas]
Os dados são da mais recente Pesquisa de Perdas no Varejo Brasileiro realizada pela Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas). O amplo estudo analisou também os fatores que mais desencadeiam quebras operacionais. O principal deles são os produtos vencidos, com 24% de participação, sob influência da alta incidência do problema nas farmácias. Na sequência aparece deterioração/perecibilidade, com 18% de representatividade, em razão do que ocorre, sobretudo, nos supermercados.
Produtos danificados por funcionários ou por clientes também são problema comum nas redes varejistas do Brasil, respondendo, respectivamente, por 12% e 11% do total das quebras operacionais. As demais causas representam menos de 10% cada nas incidências do problema. Dentre elas, as mais relevantes são: armazenamento inadequado (9%), embalagens violadas (8%), exposição inadequada (5%), produto esquecido ou perdido (4%) e problemas relacionados à refrigeração (3%).
A Abrappe lembra que um bom trabalho de gestão de estoques, por meio do registro das causas antes do descarte físico do produto, pode gerar a cada varejista informações importantes para um diagnóstico mais preciso do problema em sua empresa e, dessa forma, ajudar a reduzir a incidência das quebras operacionais no curto prazo.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Varejista paulista alcança 0 perdas na seção de bebidas

Andreazza reduz em 60% as perdas de laticínios com plataforma digital

Supermercado St Marche reduz desperdícios
