01/11/2025
Conheça 4 sinais de que seu estresse está fugindo do controle
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 04/04/2019
Excesso de trabalho, forte pressão por resultados. O cenário atual do mundo corporativo tem deixado muitos profissionais esgotados. Sentir cansaço é algo natural para quem tem rotina atribulada, mas é preciso ficar atento a sinais que alertam quando os níveis de estresse estão saindo do controle.
[noticiasRelacionadas]
1. Você começa o dia cansado, mas não consegue dormir bem à noite
Como um dos efeitos do estresse crônico em nosso organismo, as glândulas supra-renais entram em modo de superestimulação. Com isso, os níveis de cortisol entram em desequilíbrio, conforme explica Sophia Kogan, cofundadora e médica-chefe da Nutrafol. “Frequentemente, o padrão do sono é revertido com o estresse crônico, em que os níveis de cortisol são mais baixos de manhã e depois se elevam à noite. Isso pode nos deixar cansados de manhã, conectados durante o dia e cansados à noite, quando você quer dormir, mas não consegue ”, explica a especialista.
Ir dormir no mesmo horário todas as noites e praticar atividades relaxantes, como ioga e meditação, são as sugestões para reverter esse quadro.
2. Seu estômago está nervoso
Frequente sensação de queimação no estômago, dificuldade de digestão e até inflamação no intestino podem aparecer como efeito colaterol de longos períodos de forte estresse. Consumir alimentos ricos em nutrientes e evitar açúcar e cafeína são formas de minimizar esses problemas.
3. Coração em "modo pânico"
Tensão constante faz com que nosso corpo entre em alerta máximo, inclusive o coração. "Os hormônios de luta ou fuga são liberados para aumentar a pressão arterial, a frequência cardíaca, a tensão muscular e a respiração, todos destinados a emergências de curto prazo", diz a cofundadora da Nutrafol. Para fugir desse estado, uma dica é fazer 4 pausas diárias de aproximadamente 20 minutos, para se dedicar a atividades prazerosas.
4. Cansaço mental
Outro sinal de alerta de estresse excessivo é esquecer conteúdos ou informações importantes na hora, por exemplo, de fazer apresentação ao chefe ou a algum parceiro comercial. Segundo neuropsicóloga Amy Serin, isso acontece porque, ao nos sentimos extremamente estressados, temos mais dificuldade de acessar memórias ou informações. Manter o hábito de dar uma volta fora do escritório e também aprender técnicas de respiração profunda ajudam a controlar essas reações.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas
TecnologiaCanal farma melhora a eficiência de ações de retail media com IA
CarreiraUma das principais instituições de ensino superior no Brasil em marketing irá agregar conhecimento ao Trade Connection
SaúdeLançamento da Papapá foca na saúde infantil e gera oportunidade para o varejo
Endividamento







