Conheça 11 habilidades interpessoais importantes no trabalho

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Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Uma delas é o cuidado com a comunicação não verbal

Os amigos nós escolhemos. Já o chefe, os colegas de trabalho e os clientes não há como escolher. Mas é plenamente possível criar bons relacionamentos profissionais, algo importante no dia a dia e na própria construção da carreira. Carolina Manciola, sócia-diretora da Posiciona Educação & Desenvolvimento , revela quais são algumas das habilidades interpessoais mais importantes para o ambiente de trabalho:

01. COMUNICAÇÃO VERBAL
Falar sem pressa e com consideração, validando as opiniões do outro em relação às suas colocações. Esse é o ponto de partida.

02. COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
A especialista lembra que a linguagem corporal pode falar mais que as próprias palavras. Expressões faciais, contato visual, postura, voz e gestos são alguns exemplos de comunicação não verbal capazes de revelar as suas verdadeiras intenções, sejam elas boas ou ruins.

03. OUVIDOS
Enquanto alguém fala, os outros precisam ouvir. Trata-se de um ponto básico, mas ignorado por muitos: o ciclo da comunicação não se completa enquanto o ouvinte não decifra a mensagem.

04. BOAS MANEIRAS
Infelizmente, uma pessoa que não tem boas maneiras é, em muitos casos, vista pelos colegas como menos inteligente. Portanto, saber se portar pode evitar alguns obstáculos na comunicação.

05. RESPEITO À DIVERSIDADE
Cada pessoa, assim como nós, tem sua origem e sua história, que merecem ser honradas e respeitadas. “Devemos sempre buscar evoluir como seres humanos e defender o respeito às diferenças, sejam elas quais forem”, destaca Carolina Manciola.

06. GERENCIAMENTO PESSOAL
Saber controlar suas próprias emoções é mais uma dica de Carolina Manciola, da Posiciona Educação & Desenvolvimento.

07. QUESTIONAMENTO
Questionar é uma maneira adequada de começar uma conversa. Sempre com atenção à qualidade dos questionamentos, que devem instigar o grupo a pensar em novas maneiras de resolver um problema, conforme recomenda a sócia-diretora da Posiciona Educação & Desenvolvimento.

08. CORDIALIDADE
Ser cordial no trato com outras pessoas é algo imprescindível, ainda mais dentro de um contexto de equipe.

09. SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
No ambiente corporativo, são raros os dias em que não há problemas para resolver. Uma maneira eficiente de encará-los é identificálos, entendê-los, examinar possibilidades, propondo um sistema estratégico, e, por fim, colocar o plano em prática. Quem consegue agir dessa forma se torna um profissional valioso para a empresa.

10. CONSCIÊNCIA SOCIAL
A questão aqui é algo fundamental para desenvolver um bom trabalho: estar em sintonia com as pessoas à sua volta.

11. RESPEITO
Mesmo em uma situação de estresse diante de um problema profissional, jamais perca o respeito pelas pessoas com as quais convive nem se deixe levar pela raiva ou pela insatisfação. Afinal, o respeito ao próximo é a base de todo relacionamento interpessoal e também uma mostra de civilidade e humanidade.

 

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