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Como ser um líder extraordinário?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/08/2023

Uma liderança diferenciada ultrapassa o job description do cargo, gestões humanizadas e um perfil visionário e hábil são essenciais para a construção de uma marca forte. Por este motivo a GA.MA Italy traçou 6 características que líderes precisam ter para alcançar impactos extraordinários:

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1 - Criar e compartilhar propósitos

Uma equipe conectada e ciente dos objetivos em torno do trabalho que está realizando pode auxiliar no alcance de metas. Por isso é importante que a pessoa em cargo de liderança compartilhe os propósitos com os colaboradores. 

2 - Conheça e organize a equipe

Para ter uma melhor garantia de sucesso é necessário planejamento. Ao estabelecer uma estruturação das tarefas, conhecer seus colaboradores – e quais são as suas facilidades, vulnerabilidades e dificuldades, para valorizar o potencial de cada profissional. Isso torna o momento de distribuição de demandas mais fácil, além de otimizar o trabalho. Quando um líder estabelece vínculos com a equipe, ele também se torna parte do time.

3 - Priorize relações de confiança

É papel do líder evitar a competitividade tóxica para que todos se sintam à vontade para contribuir com ideias, propostas e experiências. O escritório tem de ser um lugar de acolhimento e as relações nesse ambiente precisam ser incentivadas da forma mais saudável possível. Uma equipe que se apoia pode atingir suas metas mais rapidamente uma vez que todos estão trabalhando para o mesmo resultado. 

4 - Incentive o aprendizado

 Todos que compõem a equipe precisam estar dispostos a aprender, inclusive os líderes para mostrar na prática os benefícios que a atualização de conhecimentos é capaz de trazer. O constante aprendizado também pode ser um forte estímulo aos indivíduos, uma empresa que incentiva o desenvolvimento de cada um de seus colaboradores demonstra confiança e credibilidade na equipe

5 - Escute e esteja disposto a ajudar

Estar disposto a escutar o que todos têm a dizer na prática pode trazer diversos benefícios. Essa é uma prática que quando executada pode incentivar um maior engajamento da equipe. Essa melhora na comunicação interna também apresenta um potencial de diminuir os ruídos e desentendimentos.

6 - Seja exemplo

 Por fim, a melhor maneira de implementar medidas para um bom andamento do trabalho começa pela própria liderança. Quando a mudança começa por você, a relação de confiança, admiração e parceria entre liderança e colaboradores torna-se ainda mais forte. Dessa forma, além de estar alinhado com o time, o gestor também consegue mostrar que as ações propostas são eficazes. 

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