SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cesta básica sobe em 17 capitais em 2024

11/01/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Economia Varejo Desempenho

Cinco anos depois, varejo brasileiro está quase 6% abaixo do desempenho pré-crise

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/05/2019

Desde o trimestre entre abril e junho de 2014, quando a economia brasileira entrou em recessão, durante o governo de Dilma Rousseff, todo o setor produtivo aguarda com ansiedade o reaquecimento dos negócios. Tecnicamente, a crise acabou há mais de dois anos, no entanto a recuperação tem sido extremamente lenta, inclusive no setor varejista.

Cinco anos após o início do turbilhão, o varejo brasileiro ainda não conseguiu virar a página. O faturamento do setor, considerando todos os segmentos, está 5,8% abaixo em relação ao patamar pré-crise. E não se trata de uma exceção pois nenhum setor da economia recuperou o desempenho registrado antes da recessão. Em outras atividades, o cenário é pior. O setor de serviços está 11,7% aquém do que registrava no período pré-crise, enquanto a produção industrial segue 16,7% abaixo.

[noticiasRelacionadas]

Nesse período, não faltaram previsões de retomada do crescimento, mas o cenário tem se revelado ainda mais complexo do que parecia, até mesmo para os economistas mais experientes. “Há uma diversidade de diagnósticos. Quando se tem isso, é porque ninguém está entendendo direito o que está acontecendo – o que é raro de se ver”, analisa Roberto Padovani, economista-chefe do Banco Votorantim.

Um ponto importante nessa análise é que a maior recessão da história econômica brasileira gerou grande ociosidade na indústria. Padovani lembra que a mudança no ciclo político, com Michel Temer assumindo a presidência em 2016, gerou expectativas positivas. "Mas houve uma frustração, porque a ociosidade era tão grande que mesmo os mais otimistas não investiram”, afirma o economista.  

Uma nova onda de otimismo no mercado surgiu no fim do ano passado, após a definição do quadro eleitoral, com a eleição de Jair Bolsonaro. No entanto, o economista Claudio Considera, do Ibre/FGV, avalia que a falta de coordenação do novo governo tem assustado o investidor estrangeiro. A instabilidade política impede, inclusive, o avanço da reforma da previdência, vista pelos investidores como sinal de organização nas contas públicas. “A economia não cresce porque há incerteza em relação à trajetória fiscal, e isso passa pela reforma”, acredita José Carlos Faria, economista-chefe do BNP Paribas para a América Latina.

Por enquanto, um impacto direto no setor varejista é o comportamento de grande parte da população, que está consumindo menos por estar endividada ou simplesmente por ter percebido a necessidade de poupar como antídoto para incertezas em relação a emprego e renda. Esse mesmo fenômeno aconteceu nos EUA depois da forte crise de 2008.   

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

COMPARTILHAR
TAGS:Economia, Varejo, Desempenho
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados e atacarejos lideraram o crescimento do varejo em 2024Varejo Alimentar

Supermercados e atacarejos lideraram o crescimento do varejo em 2024

E-commerce no Brasil Projeção de R$ 224 bilhões em 2025E-commerce Brasileiro

E-commerce no Brasil: projeção de R$ 224 bilhões em 2025

Adobe Stock - Store2025

Entenda quais serão as tendências que continuarão moldando o varejo alimentar em 2025

Grandes varejistas ampliam receitas com serviços financeirosVarejo Financeiro

Grandes varejistas ampliam receitas com serviços financeiros

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados