SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carrefour Nutri Escolha Abia Senacon

Carrefour vai à Justiça por aplicativo que classifica alimento como mais ou menos saudável

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/08/2021

Foto: Divulgação

A nova ferramenta do Carrefour, Nutri Escolha, lançada com o objetivo de classificar os produtos entre mais ou menos saudável, enfrenta resistência da indústria. Por conta disso, o supermercado trava uma batalha com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), denunciou a varejista a um departamento ligado a secretaria e o assunto foi parar na Justiça.

Por trás deste impasse está o lento avanço do modelo de rotulagem nutricional do país, que ocorre há mais de seis anos, e evidencia os conflitos comerciais entre indústria e varejo. Em julho, a Senacon pediu esclarecimentos sobre o aplicativo e também decidiu pela interrupção no funcionamento do programa, sob pena de multa diária de R$ 50 mil caso a ferramenta fosse mantida. O Carrefour tentou mudar essa decisão na Justiça. Pediu liminar (mandado de segurança com pedido de liminar) para suspender os efeitos do despacho da Senacon. O pedido foi negado pelo juiz Ed Lyra Leal, da 22ª vara de Brasília, que não viu elementos suficientes para conceder a liminar. A rede recorreu e agora aguarda decisão do relator na segunda instância, o Tribunal Regional Federal da 1 Região (TRF1).

A Nutri Escolha não foi criada pelo Carrefour. A ferramenta é adotada pelo Ministério da Saúde da França, e já está presente em seis países. A metodologia reúne informações dos próprios fabricantes, e outras levantadas pela rede, em relação a sete critérios (fibras, gorduras, sódio, etc) e foi baseada num sistema de pontuação da agência alimentar do Reino Unido.

Segundo a Senacon, o cálculo do algoritmo que define a graduação do alimento parte de critérios “altamente complexos e unilaterais, com alto nível de opacidade sobre seu funcionamento, havendo evidente assimetria de informações (incompletas e/ou errôneas) que, substancialmente, vem induzindo o consumidor a erro ou engano”, diz a nota.

A Abia também diverge sobre os métodos adotados pelo Carrefour. “Isso pode mascarar um componente crítico do produto”, disse João Dornellas, presidente da Abia. Ele diz que, ao dar nota de A a E aos produtos, há uma visão limitada do tema. “Se um produto tem muito açúcar e nota E, mas minha dieta não considera esse ponto sensível, essa nota E é válida para mim?”, diz.

“Há seis anos discutimos avanços nas normas de rotulagem com diversos órgãos, e que as mudanças devem ser implementadas em 2022, porque as empresas estão num período para se adequar a essas mudanças. E o Carrefour decide fazer o seu modelo e implementar de uma hora para a outra”, diz Dornellas. Após outubro do ano que vem, haverá dados nas embalagens informando itens com alto teor de sódio, gordura e açúcar.

A Proteste, associação de defesa dos direitos do consumidor, segue apoiando a iniciativa do Carrefour. De acordo com Henrique Lian, diretor de relações institucionais e mídia da Proteste, os agentes de mercado devem atuar pelo seu melhor padrão global e oferecer no Brasil o que é fornecido a consumidores na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Há todo direito de um grupo como o Carrefour oferecer outras informações além das indicadas pela Anvisa, desde que o código da Anvisa seja respeitado”, diz.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                   LinkedIn                                                  ,                                                  Instagram                                                  e                                                  Facebook                                                  !

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, Nutri Escolha, Abia, Senacon
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Carrefour pretende fechar seu capital no Brasil

Grupo CarrefourSegurança no Varejo

Carrefour reduz incidentes em 30% com câmeras corporais

AtacadãoResultados 4T24

Carrefour pode faturar cerca de R$ 32,8 bilhões no 4º trimestre de 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados