SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Carrefour Resultados Margem Bruta 2º Trimestre Carrefour Brasil

Carrefour: o que está por trás do crescimento da margem bruta?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/07/2023


Foto: Arquivo SA+

Durante videoconferência de resultados do 2º trimestre realizada ontem (26/07), analistas de mercado comentaram sobre o aumento da margem bruta em praticamente todos os formatos operados pelo Carrefour Brasil  e fizeram perguntas para entender a solidez desse avanço. 

[noticiasRelacionadas]

Para se ter uma ideia, no consolidado de todo o grupo no País, o indicador cresceu quase 1 ponto percentual – exato 0,7 pp – de abril a maio sobre iguais meses de 2022. No cash & carry, a alta foi de 0,8 pp, alcançando 14,9% no período, enquanto na operação de varejo a evolução foi de 0,5 pp, atingindo 24,4%. 

Eric Alencar, CFO da empresa, explicou que o resultado se deve a melhores negociações com os fornecedores, especialmente na bandeira Atacadão devido à maior escala adquirida com a conversão das lojas que eram do Big.

O crescimento da marca própria, que tradicionalmente proporcionam margens maiores, também contribuiu. Elas responderam por 21,2% das vendas do varejo no trimestre, o que representa um crescimento de 1,2% sobre o mesmo intervalo do ano passado.

Outra iniciativa foi reduzir o estoque em 15 dias na operação do Big e em 4 dias no Atacadão. Segundo Alencar, a estratégia consistiu em comprar no último minuto para evitar que os produtos desvalorizassem parados durante o tempo de estocagem em função da atual deflação de alimentos. Ele explicou que o objetivo é sempre repassar para o consumidor o melhor preço, mas que essa medida deverá ser menos utilizada daqui para a frente para não correr risco de ruptura. 

Para os analistas, um ponto importante durante a videoconferência era entender o potencial de avanço da margem bruta num cenário competitivo como o do varejo alimentar e diante da conjuntura econômica desafiadora. Stephane Maquaire, CEO do Carrefour Brasil, comentou que o ambiente competitivo está “bem quente no País” e que entre o primeiro trimestre deste ano e de 2022 foram abertas 240 lojas de cash & carry.

“Nós também participamos dessa concorrência. Abrimos unidades Atacadão em locais onde a marca estava presente, diferentemente dos hipermercados, que entramos em algumas novas regiões por meio de conversões. Sabemos que, nesses casos, é preciso mais tempo para maturar as lojas”, avaliou. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:        LinkedIn,        Instagram       e        Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Carrefour, Resultados, Margem Bruta, 2º Trimestre, Carrefour Brasil
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáResultados

Lucro do Assaí avança 8,3% e fecha 2024 em R$ 769 milhões

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados