SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Importados Casa Flora Vinhos Cervejas Especiais Atomatados Massas

Ampliar percepção do consumidor pode ser estratégia para importados neste momento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/04/2021

Os produtos importados cumprem um importante papel no sortimento do varejo: o de contribuir para elevar o tíquete médio e a margem de lucro. Mas como lidar para o dólar alto não impactar as vendas desses produtos? Uma estratégia é fazer com que o consumidor atribua a esses itens valores intrínsecos, associados a sentimentos e sensações, deixando o preço em segundo plano.  

[noticiasRelacionadas]

A Casa Flora é uma das empresas que apostam nessa estratégia para ajudar os varejistas. “Temos trabalhado para fazer com que o consumidor tenha uma maior percepção do produto: seja enxergando nele uma forma de se presentear, de ter um momento agradável ou de indulgência”, diz Antônio Pereira Carvalhal Neto, diretor comercial e de marketing da importadora.

Foto: Divulgação

Uma das principais iniciativas da empresa nesse sentido é fazer com que o consumidor entenda mais sobre o consumo deles. Um exemplo são as lives em que um sommelier explica sobre o processo de produção de vinhos, os tipos de uvas, as características das regiões, a história das vinícolas, entre outros aspectos. O mesmo pode ser feito com bebidas como cervejas importadas e alimentos – caso de massas e atomatados.

Outra frente tem alicerce em seu vasto portfólio de produtos que vêm de fora. “Conseguimos ter um leque amplo, inclusive com opções acessíveis, abrangendo todos os momentos e classes sociais”, diz Neto. O diretor comercial explica que essa variedade está alinhada à missão da Casa Flora de tornar a mesa do consumidor mais agradável.

Comportamento e desempenho

A categoria de vinhos é uma das que mais foram impactadas pelas mudanças de hábito desde o início da pandemia. O número de consumidores regulares da categoria alcançou 39 milhões de pessoas em 2020, segundo levantamento da Ideal BI Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado especializada em alimentos e bebidas. Com isso, o consumo per capita ficou em 2,78 litros.

O varejo alimentar foi o canal mais beneficiado no período. Saiu de uma participação na casa de 70% para 85%. “Um dos fatores que contribuíram para isso foi o avanço do e-commerce alimentar”, explica Neto. Além disso, o setor tem uma boa oportunidade para desenvolver a categoria. Pesquisas de mercado indicam que os consumidores estão propensos a experimentar opções de novos produtores, países e uvas

Entre os vinhos comercializados pela Casa Flora que têm tido uma boa saída no varejo, estão os da linha chilena Santa Carolina, e o italiano Conte Corsano, no segmento custo e qualidade. Nessa faixa, outro destaque, já na linha de alimentos, é a marca de atomatados e massas Paganini, que, segundo a empresa, também tem uma boa performance nos supermercados.

Na esteira do crescimento da categoria de cervejas especiais, a Casa Flora vem ampliando seu mix. Um dos lançamentos recentes são as novas embalagens em lata da alemã Paulaner, além de variantes como a Paulaner Lemon Radler e Paulaner Salvator, produzida por monges budistas. Soma-se a elas a jamaicana Red Stripe.

Atendimento ao varejo

Além das gigantes do setor, a Casa Flora tem entre seus clientes as redes regionais BH (MG), Mundial (RJ), Pastorinho (SP), Mambo (SP) – só para citar alguns exemplos. A empresa conta com força de vendas para atendimento direto. O time se baseia em ferramentas que oferecem dados de vendas, o que ajuda a sugerir produtos específicos conforme clusters de lojas e clientes.

Já o atendimento indireto é feito por meio de uma parceria com a distribuidora Porto a Porto, sediada em Curitiba, mas que conta com capacidade de entrega em todo o País.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                LinkedIn               ,               Instagram               e               Facebook               !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Importados, Casa Flora, Vinhos, Cervejas Especiais, Atomatados, Massas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Inseticidas Mat Inset, execução no PDVIndústria

Coty e Flora compartilham dicas e novidades para o verão

Seção de bebidas no supermercadosTendências

O que vai influenciar o consumo de bebidas daqui para a frente

Adega_vinhos_espumantes_KochVinhos

Grupo Koch tem crescimento de 10% no tíquete médio com venda de vinhos no inverno

Savegnago - VinhosSavegnago

Savegnago pretende elevar as vendas de vinhos e outras categorias em cerca de 12% com evento

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados