17/02/2025
Alzheimer atinge mais de 1,5 milhão de pessoas no Brasil
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/01/2022
Foto: Photodisk
Mais de 30 milhões de pessoas são diagnosticadas com o Alzheimer no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, o contingente estimado é de 1,5 milhão de pessoas. Até 2030 esses números devem dobrar, conforme previsão de algumas instituições
[noticiasRelacionadas]
Com o envelhecimento crescente e prolongado da população, mais pessoas serão afetadas pela doença e mais familiares sofrerão desgaste físico, emocional e financeiro. Quem se sente jovem com 65 anos já pode estar em processo de demência e não sabe. E os jovens, bem, os jovens estão sempre convencidos de que nada acontecerá com eles. E não é bem assim. Vale lembrar que 40% dos casos dessa e de outras demências podem ser retardados e até evitados com um bom trabalho de prevenção. Vários estudos, de diferentes instituições, mostram, por exemplo, que certos alimentos são fortes aliados para preservar a saúde do cérebro e o bem-estar mental.
Veja quais são:
Os cogumelos
Estudiosos analisaram mais de 24 mil adultos americanos, cujos dados foram coletados entre 2005 e 2016. Com a assinatura da Penn State College of Medicine, o estudo mostrou que aqueles que comiam cogumelos regularmente tinham menor probabilidade de desenvolver demência.
Conforme a análise, o fungo contém vitaminas como a B12 e agentes anti-inflamatórios, além de ergotioneína, um antioxidante que protege células e tecidos do corpo e é o principal responsável pela preservação da saúde mental.
As frutas e verduras
Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, constataram que ansiedade, estresse e cansaço podem aumentar em até 40% riscos de demências. E vários estudos indicaram que um dos caminhos para reduzir os transtornos e, portanto, o risco de Alzheimer, é o consumo generoso de hortifrútis.
Estudo publicado na Clinical Nutrition mostra que pessoas que comeram pelo menos 470 g diárias de FLV apresentaram níveis de ansiedade 10% menores do que aqueles que consumiram menos de 230 g.
Já cientistas da Universidade de Harvard avaliaram dados de saúde e dieta de mais de 77 mil homens e mulheres de meia-idade, ao longo de 20 anos, e chegaram a uma conclusão específica: morango, espinafre cru, especiarias, frutas e vegetais amarelos e alaranjados, como abóbora, têm um efeito protetor de 38% contra o declínio cognitivo.
Ricos em vitaminas, minerais e carotenoides, as frutas, verduras e os legumes são ricos também em flavonoides, o principal nutriente no combate ao esquecimento e à confusão mental.
Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de janeiro/2022
Notícias relacionadas

Para o varejo, indicadores de saúde financeira não são prioridade e isso pode gerar um grande problema

Prevenção com propósito: Iquegami inspira com campanha inovadora

Implementação da Diretoria de Felicidade transforma o Grupo HEINEKEN
