ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/01/2026
#MissãoNRF2026: como conexão, curadoria e dados estão redesenhando as vendas do varejo para além do preço
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/01/2026

Foto: SA+ Ecossistema de Varejo
Autenticidade é uma estratégia competitiva. Vender mais hoje passa também por sair do genérico, adaptando-se a uma linguagem mais humana, com consciência e representatividade local. A emoção também é um fator importante, e vale mais do que o preço. É a partir dos estímulos a ela que o shopper recomenda espontaneamente, defende a marca e não a compara com outras. Esses foram alguns dos insights compartilhados por Ryan Reynolds, ator de Hollywood e co-fundador Maximum Effort, durante o 2º dia da NRF.
E assim a Missão NRF 2026 da SA+, em parceria com a Varejo180, continuou a todo vapor, com curadoria 100% voltada para o varejo alimentar. Na prática, os ensinamentos do ator conhecido por interpretar filmes de super-herói da Marvel podem ser aplicados em diferentes formatos do setor.

No caso dos atacarejos a mensagem principal é: preço atrai, mas identificação é o que fideliza. Já entre os supermercados e minimercados é preciso entender que experiência é narrativa, buscar mais conexão com a região que está localizado é ideal.
Ao longo do dia, o time de profissionais que embarcaram nessa Missão pôde presenciar mais conteúdo relevante com as principais tendências e dados do setor. Confira alguns dos destaques abaixo!
Geração Z e o consumo mediado pelo algoritmo
Cada vez mais, o consumo é impactado pelo algoritmo das redes sociais, e agora também entra na equação a IA. Nesse sentido, a descoberta vira recomendação, e o formato dos conteúdos (rápidos, objetivos e chamativos) não passa somente pela competição pela visibilidade, mas também pela disputa de ser compreendido.
A mudança no papel da loja física
De forma semelhante ao insight acima, a influência dos algoritmos das redes sociais, IA e avanço de modo geral do e-commerce está transformando a intenção por trás da ida a loja física. Esses espaços hoje podem ser um refúgio para desaceleração, pertencimento e curiosidade.
Estratégia > excesso
O Sam’s Club e outros varejistas reforçaram um ponto em comum: crescer não é ter mais SKUs, mas sim fazer escolhas melhores. Com uma curadoria estratégica, você gera mais confiança e incentiva uma jornada de compras com menos ruídos. Nesse sentido entra a marca própria, não mais como uma opção barata, mas a preferida.
Dados são do comercial
A ideia de que o monitoramento dos dados deve ser responsabilidade somente da TI é ultrapassada. O comercial tem responsabilidade de acompanhar as informações para transformá-las em estratégias. Porém é preciso ter atenção, dados sem identidade perdem a relevância. A IA, que será alimentada por esses dados, pode escalar e organizar, mas sem identidade clara ela só irá acelerar incoerências.
Notícias relacionadas
Oportunidades de CrescimentoCarrefour adota descontos automáticos por volume em produtos essenciais
Missão NRF 2026Missão NRF 2026 se encerra com muito networking e aprendizados para serem aplicados no varejo brasileiro
PesquisaDezembro ainda é o melhor mês para o varejo alimentar?
Colaboração Indústria e Varejo



