ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18/01/2026
Veja a estratégia que movimentou R$ 100 bi e pode ser a chave para aprimorar a regionalização das campanhas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/10/2025
Foto: Divulgação
O live marketing movimentou mais de R$ 100 bilhões no último ano, segundo o Anuário Brasileiro de Live Marketing. A estratégia, que consiste em criar experiências e interações ao vivo entre marca e público, tem sido usada pelas empresas para gerar mais engajamento, criar conexão emocional e impulsionar resultados.
Diferente das campanhas tradicionais, o live marketing propõe uma interação ativa e direta, na qual o consumidor participa da ação. Essas experiências podem ocorrer em eventos, ativações de marca, transmissões ao vivo, experiências imersivas ou ações promocionais em pontos de venda, tanto em formatos presenciais quanto digitais.
Nos últimos anos, o avanço das tecnologias e das redes sociais impulsionou o formato. Lives de produtos, lançamentos com influenciadores, eventos híbridos e experiências interativas passaram a integrar o repertório das empresas que buscam impactar o público em tempo real. Essas ações também permitem coletar dados e medir o engajamento, fornecendo informações valiosas para o planejamento de campanhas futuras.
Nesse sentido, o live marketing também tem ajudado as marcas a enfrentar um grande desafio: a regionalização. Em um país de dmúltiplas identidades culturais, entender o público local tornou-se essencial. Para se ter uma ideia, um levantamento da MindMiners indica que 48% dos brasileiros comprariam mais de marcas que representassem melhor suas regiões e culturas, um dado que reforça a importância de ações mais personalizadas.
Para avançar nesse sentido, as marcas precisam estudar as culturas regionais, criar narrativas que reflitam a diversidade e envolver profissionais, criadores e fornecedores locais sempre que possível. O live marketing surge como aliado estratégico nesse processo ao possibilitar uma troca direta, em tempo real, com o público, revelando percepções e reações que ajudam a ajustar estratégias e fortalecer a identificação cultural.
À medida que o consumo se torna cada vez mais guiado por propósito e
identidade, as ações regionalizadas de live marketing tendem a
ganhar protagonismo, conectando marcas e consumidores de forma mais autêntica e
relevante.
Notícias relacionadas
InovaçãoVarejo aposta em IA como estratégia, mas enfrenta entraves para integrar tecnologia à operação
InovaçãoBrasil é responsável por 40% da movimentação em retail media da América Latina
InovaçãoWalmart e Sam’s Club integram modelo de IA do Google à experiência de compras nos EUA
Inovação







