Varejo alimentar mantém alta no faturamento acumulado do ano, apesar de queda em unidadesSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

70% escolhem o supermercado pelos serviços financeiros e quase metade passa a gastar mais depois disso

14/12/2025

NEWSLETTER

Varejo alimentar mantém alta no faturamento acumulado do ano, apesar de queda em unidadesSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumo Scanntech Pesquisa

Varejo alimentar mantém alta no faturamento acumulado do ano, apesar de queda em unidades

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/09/2025

AdobeStock

Foto: Adobe Stock


O varejo alimentar registrou alta de 6,1% no faturamento acumulado até agosto, em comparação ao mesmo período de 2024. O resultado foi impulsionado pelo aumento de 7,5% no preço médio por unidade.


Os dados são do Radar Scanntech e apontam também que o volume das unidades teve queda de 1,3%, enquanto o fluxo de lojas se manteve quase estável, com um aumento de 0,5%.


Resultados de agosto


De forma semelhante ao acumulado do ano, no recorte específico de agosto, o setor apresentou alta de 2,5% no faturamento em relação ao mesmo mês do ano anterior, sustentada pela elevação de 7,3% no preço médio por unidade. O volume, porém, recuou 4,4%, e o fluxo de lojas teve queda de 1,6%.


As categorias com maior crescimento em faturamento no mês foram perecíveis (+4,8%), mercearia (+2,6%) e mercearia básica (+1,3%). O preço médio por unidade avançou 6,9% em perecíveis, 7,3% em mercearia e 5,3% em mercearia básica.


No lado oposto, bebidas tiveram retração de 7,3% em unidades, seguidas por perfumaria (-6,1%) e limpeza (-4,5%).


Na análise por canal, os supermercados apresentaram retração de 2,8% em unidades, mas crescimento de 4,4% no faturamento. Já os atacarejos registraram desempenho mais frágil, com queda de 7,2% no volume e 0,9% na receita.


O resultado foi impactado pela redução no volume por tíquete e pela menor comercialização de bebidas, especialmente alcoólicas, setor mais sensível às variações de temperatura.

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo, Scanntech, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Refrigerante funcionalConsumo

Supermercados se destacam em novembro com alta de 6,3% no faturamento

1764167434983-celular-supermercadoConsumo

Faturamento cresce 1% em novembro e setor perde força antes do fim do ano

PáscoaConsumo

Bebidas puxam faturamento do varejo na Black Friday

caféConsumo

Preços de itens básicos oscilam em outubro e café permanece como principal pressão

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados