25/11/2025
Varejistas aceleram investimentos em automação para acompanhar as expectativas do consumidor
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/08/2025

Foto: Adobe Stock
No Brasil, redes varejistas têm acelerado investimentos em automação, integração omnichannel e soluções digitais. A mudança segue o comportamento do consumidor: 67% espera que supermercados invistam em tecnologia para melhorar a experiência de compra e reduzir o tempo gasto nas lojas, segundo estudo global da NielsenIQ,
Entre as principais iniciativas, destacam-se os self-checkouts, aplicativos de compras, carteiras digitais, pagamentos via smartphone e QR Codes. Segundo o estudo, os aplicativos são um dos principais vetores dessa transformação, ao permitir consultas de preços, ofertas personalizadas e listas de compras integradas ao estoque.
Os pagamentos digitais também ganham espaço com a adoção de cartões contactless, carteiras virtuais e QR Codes. O estudo indica que a integração entre loja física e canais digitais é um fator decisivo para atender às novas expectativas dos clientes. Em meio às transformações, o desafio do varejo é alinhar conveniência, agilidade e segurança em todos os pontos de contato com o consumidor.
Fonte: SB 24 Horas
Notícias relacionadas
Neogrid62% dos consumidores já frequentam supermercados uma ou mais vezes por semana
Bain & CompanyCerca de 70% dos consumidores notam uma alta no preço dos alimentos; entenda quais estratégias estão sendo utilizadas para reduzir as despesas
PesquisaCesta de natal terá alta de 4,5% neste ano, quase metade da elevação de 2024
Tecnologia







